2024 e a consolidação do streaming aberto

Estamos no dia 2 de janeiro. 2025 começou. E, olhando para os últimos 12 meses dentro do universo digital do esporte brasileiro, não há dúvida de que 2024 foi o ano da consolidação do streaming aberto no Brasil. Do início ao final do ano, quase todos os principais eventos esportivos passaram gratuitamente em alguma plataforma do segmento para o território do país.

Com a evolução do comércio eletrônico, PayRetailers inova para revolucionar o mercado de pagamentos - Startups

O alcance oferecido, bem como a democratização do conteúdo gratuito, foram fatores fundamentais para a consolidação do streaming aberto. O Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, por exemplo, teve 80 partidas transmitidas ao vivo e de graça para todo o país pelo Canal Goat. No mesmo canal, 200 jogos da Série B do Brasileirão foram exibidos igualmente ao vivo, de graça e para o Brasil inteiro.


ReadyNow

Os Campeonatos Estaduais receberam a mesma importância. Pela primeira vez, um torcedor do Ceará ou do Fortaleza que não mora no espetacular estado nordestino pôde ver todos os jogos de suas equipes no Campeonato Cearense sem pagar absolutamente nada.

Outros diversos torneios e eventos foram exibidos ao vivo, como os campeonatos Carioca, Paulista e Pernambucano, e a Copa São Paulo de Futebol Júnior, entre tantos exemplos. Mas não há como não ressaltar o principal de todo o calendário de 2024: os Jogos Olímpicos de Paris. Pela primeira vez no streaming aberto, as Olimpíadas tiveram uma audiência espetacular, e certamente a popularização de novas modalidades e ídolos, como a judoca Bia Souza, tiveram a ajuda do enorme alcance oferecido pelas transmissões da CazéTV.

O streaming aberto não se consolidou apenas com o grande público e com os organizadores dos torneios e eventos, mas também no mercado publicitário. Ainda há um enorme espaço de crescimento, mas já é muito possível afirmar que os canais, hoje, recebem atenção especial e investimento de marcas de diversos segmentos.



br4bet
orange gaming

iGaming & Gaming International Expo - IGI

É clichê, mas o streaming aberto veio para ficar. O ano de 2024 marcou de forma histórica a consolidação em todos os pilares: audiência, reconhecimento de importância pelos donos/organizadores de eventos e, finalmente, do mercado publicitário. De 2025 em diante, em todos os torneios, uma pergunta será frequente para todos os envolvidos na indústria do esporte: e no streaming, qual canal será responsável pela transmissão?

Um 2025 cheio de saúde, felicidade, amor, paz e prosperidade para todos!

André Stepan é diretor de marketing do canal Goat, desenvolvedor de negócios da Horizm no Brasil e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

O post 2024 e a consolidação do streaming aberto apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

De 2025 em diante, em todos os torneios, uma pergunta será frequente para todos os envolvidos na indústria do esporte: e no streaming, qual canal será responsável pela transmissão?
O post 2024 e a consolidação do streaming aberto apareceu primeiro em Máquina do Esporte.