A briga generalizada ao final da luta entre Acelino Popó Freitas e Vanderlei Silva, pelo Spaten Night Fight2, não fará a marca de cerveja deixar o universo das lutas.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, apesar do vexame protagonizado pelo staff dos dois pugilistas, após Popó ser declarado vencedor pela desclassificação de Silva e a péssima repercussão do incidente, a Spaten irá manter seus investimentos em marketing no setor.
O projeto de patrocínio às artes marciais teve início em 2024. No entanto, a marca de cerveja já estudava esse segmento havia dois anos antes de anunciar o apoio a eventos e lutadores.
“Acreditamos que o espírito esportivo e o respeito às regras devem sempre prevalecer. Reprovamos os eventos que ocorreram após o término da última luta, que não representam esses princípios. Continuaremos trabalhando para apoiar e elevar os valores do esporte e das artes marciais”, informou a Spaten.
De qualquer forma, a Spaten não pretende realizar outra noitada de boxe como essa em 2025. A ideia do departamento de marketing da cervejaria é a promoção de uma edição do Spaten Fight Night por ano. Em 2024, o combate principal foi entre o brasileiro Anderson Silva e o norte-americano Chael Sonnen, rivais originalmente no MMA, que se enfrentaram em uma luta de boxe.
Campanhas
Ao lançar sua plataforma de lutas, a Spaten trouxe um time de embaixadores entre atletas mais reconhecidos do setor, como Anderson Silva, Minotauro e Kyra Gracie (MMA); Flávio Canto e Rafaela Silva (judô); e Beatriz Ferreira (boxe).
Em sua primeira campanha na área, a empresa relacionou seus valores com o das artes marciais. Sob o mote de “Estilo Spaten de ser forte”, utilizou seus embaixadores e Jean-Claude Van Damme, ícone internacional do cinema e do mundo das lutas, para divulgar suas mensagens. A partir daí, buscou conexão com os consumidores de cerveja.
“Toda a plataforma de Spaten no universo das artes marcais foi cocriada com atletas e profissionais experientes do mundo das lutas, como Flavio Canto, Kyra Gracie e Pedro Rizzo”, destaca Cinthia Klumpp, diretora de marketing de Spaten.
“Patrocinamos eventos nacionais como o MAC no Rio BJJ Stars, somos os patrocinadores oficiais do UFC e os nossos eventos são regulamentados por órgãos oficiais como a CNB [Conselho Nacional de Boxe] e a CAB [Comissão Atlética Brasileira] de MMA”, acrescenta a executiva.
Embaixadores
Como maneira de tentar minimizar a crise de imagem e mostrar que os investimentos da Spaten em artes marciais vão muito além do incidente do último sábado, a marca escalou seus embaixadores para se pronunciarem sobre o tema e defenderem o projeto.
“O Spaten Fight Night é a ponta do icerberg, mas a marca tem um papel importantíssimo incentivando projetos sociais, eventos e novos campeões e campeãs”, afirmou Flavio Canto, medalhista de bronze no judô nos Jogos de Atenas 2004, que dirige o Instituto Reação, ONG de formação esportiva.
Kyra Gracie, pentacampeã mundial de jiu-jítsu, foi outro nome a defender o projeto da marca de cerveja nas artes marciais.
“Ver mulheres como a Bia Ferreira brilhando em rede nacional, diante de milhões de brasileiros, é a prova de que esse projeto, construído com tanto cuidado e responsabilidade, inspira novas gerações e conquista ainda mais fãs para o esporte”, disse Kyra, referindo-se ao fato de o evento ter tido transmissão do Combate, Sportv3 e TV Globo.
O post Briga no Spaten Night Fight não fará marca de cerveja deixar universo das lutas apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Apesar de repercussão negativa de vexame após luta entre Popó e Vanderlei Silva, investimento da marca nas artes marciais terá continuidade
O post Briga no Spaten Night Fight não fará marca de cerveja deixar universo das lutas apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/


