China tem nova onda de punições com 73 banidos e 13 clubes multados por manipulação

A indústria do futebol na China atravessa uma nova fase de reestruturação forçada por escândalos de corrupção. Em uma conferência realizada em Pequim, a Associação Chinesa de Futebol (CFA) anunciou um pacote de punições para dezenas de profissionais e 13 clubes.

A medida faz parte de uma campanha governamental para erradicar a manipulação de resultados e o envolvimento do crime organizado no esporte. As sanções mais rígidas recaíram sobre 73 indivíduos, que foram banidos de forma vitalícia de qualquer atividade relacionada ao futebol.


A lista inclui nomes de destaque do futebol chinês, que já haviam sido condenados pelas autoridades judiciais, como Chen Xuyuan, ex-presidente da federação, que cumpre prisão perpétua por aceitar subornos. Li Tie, ex-técnico da seleção nacional masculina, também foi banido.

Além dos banimentos perpétuos, outros três profissionais receberam suspensões de cinco anos por atos ilícitos que, embora graves, não resultaram em processos criminais pelo Ministério Público.

No âmbito das competições, a CFA aplicou penalidades administrativas a 13 clubes profissionais. As equipes, incluindo o Tianjin Jinmen Tigers, iniciarão a temporada de 2026 com dedução de pontos na tabela de classificação, além de terem de arcar com multas.


iGaming & Gaming International Expo - IGI

A decisão se baseia no Código Disciplinar da entidade e busca responsabilizar as instituições pelas práticas de governança que permitiram a violação da ética esportiva.

Durante o anúncio, representantes do Ministério da Segurança Pública reforçaram que a cooperação com os órgãos esportivos será mantida para assegurar uma investigação contínua.

A Administração Geral do Esporte declarou que as punições refletem a determinação do governo central em revitalizar o futebol chinês. A promessa é de tolerância zero para novas infrações, com o objetivo de restaurar a credibilidade do mercado e garantir um ambiente de desenvolvimento sustentável para a modalidade no país.

Não é a primeira vez que a China realiza uma onda de banimentos no futebol. Em setembro de 2024, autoridades da nação asiática decidiram punir 61 pessoas acusadas de participar de um esquema que também envolvia práticas de jogos de azar e suborno.

O post China tem nova onda de punições com 73 banidos e 13 clubes multados por manipulação apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

Lista inclui nomes de destaque do futebol chinês, bem como equipes que iniciarão a temporada de 2026 com dedução de pontos e multas
O post China tem nova onda de punições com 73 banidos e 13 clubes multados por manipulação apareceu primeiro em Máquina do Esporte.


Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/

O iGaming & Gaming International Expo - IGI, é um evento inovador criado para reunir empresas e empreendedores, profissionais, investidores, dos setores de iGaming e jogos. Com foco total em networking, exposição e feira de negócios. Além de ser uma fonte inigualável de informações sobre as tendências e o futuro das indústrias nos próximos anos.


📢 Receba em primeira mão notícias relevantes e fique por dentro dos principais assuntos sobre Igaming e Esportes no Brasil e o mundo. Siga no Whatsapp!
...

Entenda o iGaming neste guia completo