Comissão Europeia aprova aquisição da MotoGP pela Liberty Media

A Comissão Europeia, órgão responsável por aplicar regras de concorrência na União Europeia (UE), aprovou, de maneira incondicional, a aquisição da Dorna Sports, dona dos direitos comerciais da MotoGP, pela Liberty Media. Segundo um comunicado da MotoGP, o negócio será fechado até 3 de julho.


Pelo acordo, a Liberty adquirirá 84% da Dorna, com os atuais donos mantendo 16% do negócio, por € 4,2 bilhões.

“A aprovação de hoje da Comissão Europeia marca a condição final para a conclusão da aquisição da MotoGP pela Liberty”, disse Derek Chang, presidente da Liberty Media.

“Estamos entusiasmados em iniciar oficialmente a parceria da Liberty com Carmelo [Ezpeleta, CEO da Dorna Sports] e sua excelente equipe de gestão”, acrescentou o executivo.

Ativos

A ideia da Liberty Media é promover o crescimento da categoria em nível global, rejuvenescendo a base de fãs com ações em mídias digitais e iniciativas que aproximem a categoria do torcedor. A estratégia é semelhante ao que já foi desenvolvido pela empresa com a Fórmula 1.


iGaming & Gaming International Expo - IGI

“A MotoGP é um ativo esportivo premium altamente atraente, com corridas incríveis, uma base de fãs apaixonada e um forte perfil de fluxo de caixa”, destacou Chang.

“Acreditamos que o esporte e a marca têm um potencial de crescimento significativo, que buscaremos concretizar aprofundando a conexão com a base de fãs e expandindo para um público global mais amplo”, completou.

Negociação

Originalmente, o acordo deveria ter sido finalizado até o final de 2024, mas os trâmites dentro do órgão regulador frustraram a expectativa da Liberty. Teresa Ribeira, chefe do departamento antitruste da União Europeia (UE), abriu uma investigação sobre o negócio em dezembro de 2024.

Segundo a agência Bloomberg, Teresa estava preocupada que a aquisição pudesse prejudicar a concorrência nos mercados de direitos de transmissão e streaming, já que a Liberty Media também é dona da Fórmula 1.

Essa decisão pode ter sido influenciada por uma investigação semelhante em relação à CVC Capital Partners, ocorrida em 2006, quando os reguladores de concorrência da UE decidiram que a empresa de private equity deveria vender a MotoGP antes de finalizar o processo de aquisição da Fórmula 1.

Quase 20 anos depois, o entendimento dos técnicos da Comissão Europeia mudou, dando o privilégio para que a Liberty se tornasse detentora dos direitos comerciais de duas das principais categorias do esporte a motor do planeta.

A Liberty Media confirmou que Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports desde 1998, continuará comandando a categoria junto de sua equipe.

“A MotoGP é um dos esportes mais emocionantes do planeta, e estamos ansiosos para acelerar seu crescimento e expandir seu alcance para ainda mais fãs ao redor do mundo”, afirmou o catalão.

“A Liberty é a melhor parceira possível para o nosso esporte e para toda a comunidade da MotoGP. Estamos entusiasmados em criar um valor ainda maior para nossos fãs, parceiros comerciais e todos os competidores”, concluiu.

O post Comissão Europeia aprova aquisição da MotoGP pela Liberty Media apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

Empresa norte-americana pagará € 4,2 bilhões pelos direitos comerciais da principal categoria do motociclismo mundial
O post Comissão Europeia aprova aquisição da MotoGP pela Liberty Media apareceu primeiro em Máquina do Esporte.


Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/

O iGaming & Gaming International Expo - IGI, é um evento inovador criado para reunir empresas e empreendedores, profissionais, investidores, dos setores de iGaming e jogos. Com foco total em networking, exposição e feira de negócios. Além de ser uma fonte inigualável de informações sobre as tendências e o futuro das indústrias nos próximos anos.


📢 Receba em primeira mão notícias relevantes e fique por dentro dos principais assuntos sobre Igaming e Esportes no Brasil e o mundo. Siga no Whatsapp!
...

Entenda o iGaming neste guia completo