Como Corinthians pretende romper com Nike e fechar com Adidas

O Corinthians quer usar uma brecha no contrato atual com a Nike para tentar romper com sua atual parceira de material esportivo e assinar com a Adidas. A ideia do clube é tentar derrubar a cláusula de renovação automática garantida à empresa norte-americana de material esportivo.


O problema é que o contrato original, com uma cláusula de renovação automática por quatro anos (2026 a 2029), havia sido assinado pela Nike dos Estados Unidos. E a proposta de renovação veio da Fisia, representante da Nike no Brasil.

No final de 2024, a empresa brasileira, que integra o Grupo SBF, enviou uma proposta de renovação automática ao Corinthians. A diretoria do clube, porém, fez a egípcia e não respondeu.

O Corinthians alega que, como são CNPJs diferentes, a Fisia não teria o direito de acionar essa cláusula contratual. Com isso, estaria livre de pagar uma multa rescisória e assinar com a Adidas.

A empresa alemã, por sua vez, ofereceu um contrato mais vantajoso financeiramente e por um período mais alongado (2026 a 2035). Segundo Augusto Melo, presidente destituído na última segunda-feira (25), em votação do Conselho Deliberativo, a proposta da Adidas pode chegar a R$ 1,2 bilhão durante o período.


iGaming & Gaming International Expo - IGI

A brecha jurídica alegada pelo Corinthians, porém, deve fazer o caso ir parar na Justiça. A Nike irá alegar que a Fisia é a representante legítima da marca no Brasil, além de ter a prerrogativa de cuidar dos enxovais do clube durante o próximo contrato. A Fisia assumiu as operações da Nike no Brasil no final de 2020.

Recuo?

Nesta quinta-feira (29), o Corinthians deu a entender que teria dado um recuo em relação à troca de fornecedor de material esportivo.

O Conselho Deliberativo do clube divulgou nota revelando que houve uma reunião na quarta-feira com a Adidas. Pelo Corinthians, participaram do encontro o presidente interino Osmar Stabile, o vice-presidente Armando Mendonça, além de membros do Conselho de Orientação (Cori), das comissões de justiça e marketing do órgão, além de representantes dos departamentos jurídico e de marketing.

“Ressalte-se que o Corinthians ainda tem contrato vigente de material esportivo com a Nike, empresa parceira de longa data”, afirmou a nota.

Apesar do possível imbróglio jurídico, Stabile está disposto a decidir sobre o tema durante seu período de interinidade, desde que o dirigente avalie que tem elementos suficientes para tomar a melhor decisão.

Clube alega que recebeu proposta de outra empresa em tentativa de brecar cláusula de renovação automática


Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/

O iGaming & Gaming International Expo - IGI, é um evento inovador criado para reunir empresas e empreendedores, profissionais, investidores, dos setores de iGaming e jogos. Com foco total em networking, exposição e feira de negócios. Além de ser uma fonte inigualável de informações sobre as tendências e o futuro das indústrias nos próximos anos.


📢 Receba em primeira mão notícias relevantes e fique por dentro dos principais assuntos sobre Igaming e Esportes no Brasil e o mundo. Siga no Whatsapp!
...

Entenda o iGaming neste guia completo