O Corinthians emitiu nota, nesta segunda-feira (15), a fim de rechaçar os rumores surgidos no último fim de semana, de que haveria uma negociação em curso entre o clube e a empresa OTB Sports, que estaria interessada em assumir a gestão da equipe, no formato de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) aberta, com parte das ações podendo ser negociadas no mercado financeiro e compradas por torcedores.
A notícia foi divulgada no último sábado (13), pelo jornalista Juca Kfouri, na Folha de S. Paulo, e depois confirmada pela própria OTB Sports, em publicação feita no Instagram.
“A OTB Sports se faz da presente para confirmar o teor da coluna divulgada pelo jornalista Juca Kfouri, da Folha de São Paulo, na manhã de sábado, na qual informa que a empresa está oficialmente mandatada para negociar a compra do Sport Club Corinthians Paulista, em uma operação que prevê, entre outras coisas, a resolução da dívida integral do clube e um compromisso futuro de abertura de capital para proporcionar ao torcedor a possibilidade de se tornar acionista do seu time. A OTB esclarece ainda que não conversará com nenhum personagem sem vínculo estatutário com o Sport Club Corinthians Paulista. A menos que este esteja formalmente mandatado pelo atual presidente”, diz comunicado da empresa.
De acordo com Kfouri, o projeto seria encabeçado por Marcelo Goldfarb, filho de Bernardo Goldfarb, fundador das lojas Marisa e parceiro de longa data de Vicente Matheus, um dos mais célebres presidentes da história do Corinthians.
O clube, porém, negou que exista qualquer tipo de negociação com a empresa. “O Sport Club Corinthians Paulista informa que nunca recebeu qualquer contato oficial da OTB Sports para tratar sobre assuntos relacionados às dívidas do Corinthians. O presidente Augusto Melo reafirma o seu posicionamento contrário a questão de ‘pagamento das dívidas’ em troca do controle do clube. Também reafirma que não autorizou qualquer terceiro a representar a instituição em qualquer tratativa envolvendo a questão”, afirma a nota oficial do Alvinegro.
O Corinthians está mergulhado em uma séria crise financeira, agravada pela dívida (que, segundo informações da atual diretoria, beira a casa do R$ 2 bilhões) e pela perda do patrocínio máster com a VaideBet (que era válido por três anos e renderia R$ 370 milhões ao clube), em meio a uma série suspeitas envolvendo a intermediação e o pagamento de comissão, ocorridos no negócio, situação que resultou na saída do diretor de marketing do clube, Sérgio Moura.
Modelo implantado há relativamente pouco tempo no país, a SAF é vista por alguns setores da indústria esportiva como uma saída para clubes endividados ou afundados em má gestão.
Quando Fred Luz e Pedro Silveira, respectivamente os novos CEO e diretor financeiro do Corinthians, foram apresentados à imprensa, jornalistas chegaram a questionar sobre a possibilidade de o clube ser transformado em SAF.
Silveira foi taxativo, na ocasião, ao afirmar que o tema não era assunto para ser tratado no momento atual. Para que o Corinthians se tornasse uma SAF, seria necessário que, antes, uma série de requisitos fosse cumprida, incluindo a aprovação das mudanças pelo Conselho Deliberativo e a Assembleia Geral de Sócios. Tanto a criação quanto a venda da sociedade anônima precisariam ser aprovadas, para ter validade legal.
O post Corinthians rechaça proposta para virar SAF e ser vendido, em troca do pagamento de dívida bilionária apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Clube paulista emitiu comunicado afirmando nunca ter recebido contato oficial da OTB Sport para tratar de assuntos relacionados à dívida
O post Corinthians rechaça proposta para virar SAF e ser vendido, em troca do pagamento de dívida bilionária apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/


