Crystal Palace, de John Textor, perde vaga na Europa League por regras da Uefa para multiclubes

O Crystal Palace não poderá disputar a Europa League na temporada 2025/2026. O clube, que pertence a John Textor, dono do Botafogo, foi punido pela Uefa pelas regras de propriedade multiclubes e, com isso, foi “rebaixado” para a Conference League.


A Eagle Football Holding, empresa de John Textor, é dona de 43% do Crystal Palace e de 77% do Lyon, clube francês que também se classificou para a Europa League. O regulamento de competições de clubes da Uefa, porém, não permite que diferentes equipes que pertencem ao mesmo dono disputem o mesmo torneio.

John Textor deve deixar de ser dono do Crystal Palace nos próximos meses, já que negociou a propriedade com Woody Johnson, empresário norte-americano dono do New York Jets, da NFL, em um acordo que pode chegar a US$ 254 milhões.

Apesar do negócio, Woody Johnson ainda está passando pelos testes de propriedade da Premier League, que avaliam a adequação de possíveis novos donos de clubes à sua governança. Sendo assim, a venda ainda não está concretizada.

O Nottingham Forest, que foi o sétimo colocado da Premier League 2024/2025 e estava classificado para a Conference League, herdou a vaga na Europa League deixada pelo Crystal Palace.


iGaming & Gaming International Expo - IGI

Diante da situação, Steve Parish, presidente do Crystal Palace, considerou a punição como uma “farsa da Justiça” em entrevista à Sky Sports. É provável que o clube recorra da decisão tomada pela Uefa.

Problemas

John Textor tem passado por algumas dificuldades com seus clubes nas últimas semanas. Além do problema com a classificação do Crystal Palace para a Europa League, o empresário também esteve no centro de um rebaixamento sofrido pelo Lyon.

O clube francês foi rebaixado para a Ligue 2, segunda divisão francesa, pela Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) por causa de uma dívida acumulada de € 175 milhões.

John Textor chegou a deixar a presidência do clube com a intenção de apaziguar a crise. Dias depois, um recurso aberto pelo Lyon foi aceito e o rebaixamento cancelado.

Ao mesmo tempo, o jornal francês L’Équipe afirmou que o Lyon teria financiado o bom desempenho do Botafogo, outro clube de John Textor, na última temporada, em que foi campeão do Brasileirão e da Libertadores.

O L’Équipe afirma que o Lyon pagou o salário de 54 jogadores, mesmo contando com apenas 30 em seu elenco profissional. O clube também teria absorvido parte do prejuízo do Botafogo na temporada passada.

O post Crystal Palace, de John Textor, perde vaga na Europa League por regras da Uefa para multiclubes apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

Entidade proíbe que equipes de mesmo dono disputem a mesma competição e o Lyon, que também pertence a Textor, já está classificado para o torneio
O post Crystal Palace, de John Textor, perde vaga na Europa League por regras da Uefa para multiclubes apareceu primeiro em Máquina do Esporte.


Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/

O iGaming & Gaming International Expo - IGI, é um evento inovador criado para reunir empresas e empreendedores, profissionais, investidores, dos setores de iGaming e jogos. Com foco total em networking, exposição e feira de negócios. Além de ser uma fonte inigualável de informações sobre as tendências e o futuro das indústrias nos próximos anos.


📢 Receba em primeira mão notícias relevantes e fique por dentro dos principais assuntos sobre Igaming e Esportes no Brasil e o mundo. Siga no Whatsapp!
...

Entenda o iGaming neste guia completo