Fast TV ganha atenção do esporte no Brasil, mas ainda faltam anunciantes

Nos últimos meses, o telespectador brasileiro passou a ouvir muito o termo Fast TV. Vários canais lançaram versões nessa plataforma, dando mais uma opção de consumo de diversos conteúdos, incluindo competições esportivas ao vivo. Mas do que se trata a Fast TV?

O termo fast não remete à rapidez. Embora seja uma plataforma que entrega boa qualidade de áudio e vídeo, suas transmissões enfrentam os mesmos problemas de delay de exibições similares no streaming.


Fast é a sigla de free, ad-supported television (televisão gratuita com suporte de anúncios, em tradução livre) e já está presente na maioria das Smart TVs à venda no mercado brasileiro, como as da Samsung, TCL e LG.

Fast TV x YouTube

Por fazer transmissões gratuitas, os canais Fast são muitas vezes confundidos com os do YouTube.

“As duas plataformas têm propostas semelhantes, gratuitas, de suportar a publicidade, fazer transmissão via streaming, com abundância de dados”, explica Felipe Gagliarti, gerente sênior de conteúdo do Samsung TV Plus.


iGaming & Gaming International Expo - IGI

“A diferença se dá que o YouTube é uma plataforma aberta. Todo mundo pode subir um vídeo lá. Ao passo que na plataforma da Samsung, o Samsung TV Plus, temos uma curadoria interna de canais. Não é qualquer pessoa que pode subir um canal”, acrescenta o executivo.

No caso do Samsung TV Plus, há a oferta de alguns canais lineares, como CNN Brasil, Jovem Pan News e Record News (notícias); Master Chef Brasil, Shark Tank Brasil e Canal UOL (entretenimento); A Culpa é do Cabral e Tratamento de Choque (humor); e Investigação Total e Smithsonian Channel Pluto TV (séries); entre outros.

Notícias

Segundo Gagliarti, no momento, o grande chamariz da Fast TV na Samsung são as emissoras all news.

“Com a queda da pay TV [TV por assinatura] e a migração para os serviços de streaming, criou-se uma lacuna para os canais de notícia. Essa demanda tem sido suprida na Fast TV”, aponta ele.

Esse movimento é mais recente nas plataformas de esporte. O Samsung TV Plus, por exemplo, já conta com canais como Fifa+, CazéTV, GE Fast e Goat em seu portfólio.

“Tem menos de um mês que estreamos. Está sendo uma experiência muito boa. Já pensávamos em chegar a essa plataforma no ano passado”, conta Luciana Fest, COO do Canal Goat.

“Está dentro dos nossos objetivos de oferecer conteúdo de qualidade de graça”, acrescenta a executiva, cuja empresa detém os direitos de transmissão de competições como Campeonato Carioca, Cearense e Pernambucano.

GPTV lançou canal na Fast TV no último dia 23 de janeiro - Divulgação
GPTV lançou canal na Fast TV no último dia 23 de janeiro – Divulgação

Aposta

Para Luciana, a Fast TV representa no momento um investimento do Goat no futuro. A direção do canal acredita que será uma plataforma de informação e entretenimento com aumento contínuo de público e interesse dos anunciantes.

“Enxergo como uma tendência emergente. Não temos expectativa no momento de superar a monetização do YouTube e outras vias. Mas tenho certeza de que é algo que está crescendo e que vai ocupar cada vez mais o mercado”, analisa.

“A Fast TV é uma sementinha que estamos plantando e que vamos colher frutos lá na frente”

Luciana Fest, COO do Canal Goat

Visão semelhante tem Victor Martins, diretor executivo do Grande Prêmio, canal especializado em esporte a motor.

A empresa de mídia lançou seu canal na Fast TV no último dia 23, com a transmissão das 24 Horas de Daytona, que marca o início da temporada da IMSA Sports Car. Por enquanto, a GPTV está na TCL, LG, Claro TV+ e SóPlay, mas ainda não está no Samsung TV Plus.

“O dinheiro reservado pelas agências de publicidade e pelas marcas ainda é muito pequeno para é fazer com que a gente tenha uma grande movimentação financeira no canal Fast”, conta Martins.

Publicidade

Sem anunciantes, é comum que os intervalos comerciais sejam acompanhados apenas de uma tela com a informação de que a programação volta em breve, sem a inserção de nenhum filme publicitário.

O executivo do Grande Prêmio lembra que essa realidade é vivida por outros canais consagrados, seja na TV a cabo ou no mundo digital, como Manual do Mundo e Nickleodeon.

“O modelo Fast ainda não é sustentável justamente porque você ainda não tem um inventário suficiente para compor aquela grade de propagandas dentro do intervalo comercial”

Victor Martins, diretor executivo do Grande Prêmio

“Mas a Fast será um modelo escalado muito mais rapidamente do que aquele de quando começou a internet, que ficou a dúvida se o digital teria investimento financeiro”, afirma o executivo do Grande Prêmio.

A vantagem da Fast TV é que a venda dos espaços comerciais pode ser feita tanto pelo canal parceiro como pela marca do televisor que abriga a plataforma.

“O modelo de negócio é dividir a receita com os canais. Tem canais que não têm equipe comercial. Outros têm. Varia muito”, conta Gagliarti, da Samsung, que conta com uma equipe para negociar esses espaços de publicidade.

Há ainda a necessidade de ser cuidadoso com os parceiros comerciais. Uma transmissão da CazéTV, por exemplo, pode ter seu parceiro de apostas. Daí, nos intervalos comerciais, é vetada a entrada de anúncio de algum concorrente.

“Já aconteceu de bloquear determinado segmento. Pela programática do modo como é feito [a Fast TV] é fácil bloquear categorias. Nós mesmos bloqueamos marcas concorrentes diretas da Samsung”, exemplifica o executivo.

O post Fast TV ganha atenção do esporte no Brasil, mas ainda faltam anunciantes apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

Plataforma de TV gratuita com anúncios, presente em Smart TVs, é vista como aposta por canais esportivos como Goat e Grande Prêmio
O post Fast TV ganha atenção do esporte no Brasil, mas ainda faltam anunciantes apareceu primeiro em Máquina do Esporte.


Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/

O iGaming & Gaming International Expo - IGI, é um evento inovador criado para reunir empresas e empreendedores, profissionais, investidores, dos setores de iGaming e jogos. Com foco total em networking, exposição e feira de negócios. Além de ser uma fonte inigualável de informações sobre as tendências e o futuro das indústrias nos próximos anos.


📢 Receba em primeira mão notícias relevantes e fique por dentro dos principais assuntos sobre Igaming e Esportes no Brasil e o mundo. Siga no Whatsapp!
...

Entenda o iGaming neste guia completo