Greve dos roteiristas de Hollywood chega ao fim com acordo histórico.

Após quase cinco meses de paralisação, o sindicato dos roteiristas de Hollywood (WGA) e a Alliance of Motion Pictureand Television Producers (AMPTP) chegaram a um acordo nesta terça-feira (26). No 148º dia de greve, os conselhos daWGA decidiram por unanimidade suspender a ordem de greve a partir das 00h01 (horário de Los Angeles) de quarta-feira. A votação de ratificação está programada para ocorrer entre os dias 2 e 9 de outubro.
 
O acordo preliminar alcançado com a AMPTP representa um marco significativo nas negociações. As partes conseguiramchegar a acordos cruciais, incluindo o uso da inteligência artificial no processo criativo, requisitos mínimos de contrataçãopara as equipes de roteiristas e os royalties provenientes das plataformas de streaming.
 
O Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA) continua em greve,aguardando a sua vez de retornar à mesa de negociações após 75 dias de paralisação. A decisão da greve foi tomadadurante as negociações salariais da categoria com os principais conglomerados de entretenimento. Entre as principaisqueixas do grupo estavam a dificuldade em receber remunerações com ajustes diante da inflação, a encomenda por sériesde televisão com temporadas mais curtas e, principalmente, a falta de pagamento por ganhos residuais.
 
A greve envolvia também uma questão de tecnologia, que os roteiristas pediam pela regulamentação do uso deInteligência Artificial em produções. Enquanto o sindicato pedia legislação para que IA não pudesse ser usada paraescrever ou adaptar qualquer material, a AMPTP solicitava reuniões anuais para discutir o avanço da tecnologia e seu usono desenvolvimento de projetos.
 
A suspensão da ordem de greve marca o fim da paralisação que afetou significativamente a produção de projetos nosestúdios americanos nos últimos meses.

+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.