Grupo Petrópolis segmenta estratégia a partir de públicos-alvo e prepara reforço no running para 2026

O Grupo Petrópolis terá em 2026 uma agenda repleta de ativações no universo esportivo, com patrocínios no futebol, tênis e basquete. Neste ano, a estratégia segue sendo segmentar o posicionamento das marcas tendo públicos-alvo distintos como diferencial, porém com reforço nas corridas de rua.

Dona de marcas como Itaipava e Black Princess, entre várias outras, a companhia está em negociações para tornar o isotônico TNT Sports Drink patrocinador de mais provas de running espalhadas pelo Brasil.


“A corrida de rua começa como um esporte que qualquer um pode praticar na rua, não paga nada, mas ela tem um custo para praticar. Você entra com tênis, equipamento, uma inscrição e suplementação. E o isotônico tem tudo a ver com isso, porque o atleta precisa suplementar e se hidratar”, disse José Luiz Sinti, head de patrocínios do Grupo Petrópolis, em entrevista à Máquina do Esporte.

No planejamento traçado pelo grupo, a TNT Sports Drink entrará nas corridas para agregar novas experiências aos eventos, com uma relação para além da mera exposição de marca.

“Estamos buscando algumas que a gente consiga maior conexão e trabalho com o público. Estamos buscando e colocando nossos esforços para estar não só no kit, mas com alguma experiência também”, detalhou o executivo, que atua no Grupo Petrópolis há mais de 20 anos.


iGaming & Gaming International Expo - IGI

Geograficamente, o foco estará em grandes praças do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, bem como algumas no Nordeste.

Segmentação

A estratégia do Grupo Petrópolis no universo esportivo é baseada no posicionamento dos produtos em diferentes modalidades e competições a partir da sintonia com o público-alvo.

A Itaipava, por exemplo, está posicionada no Paulistão 2026, uma competição com audiência massiva de um esporte democrático como o futebol. Enquanto isso, a Black Princess, uma marca premium, é patrocinadora do Rio Open, torneio de tênis, modalidade com público de maior poder aquisitivo.

Desta forma, o grupo aproxima produtos específicos de públicos selecionados, potencializando os resultados e aumentando a eficiência dos patrocínios.

“A gente patrocina para construir conexão, construir experiência, construir um valor para o consumidor. É uma troca. O consumidor nos escolhe para beber, mas também leva, além de um produto de alta qualidade, todo o atributo que essa marca pode construir junto com ele”, explicou Sinti.

Itaipava

Em 2026, a Itaipava voltou a patrocinar o futebol paulista por meio de uma parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF) para o Paulistão. O movimento se somou a outras parcerias na modalidade, que incluem acordos com o Bahia e a Casa de Apostas Arena Fonte Nova, por exemplo.

A intenção é clara: atingir audiências massivas e posicionar a cerveja como parte do consumo do futebol.

Itaipava retornou ao futebol paulista após sete anos de ausência – Divulgação / Grupo Petrópolis

“O futebol é a maior paixão nacional, tem um alcance gigantesco a nível nacional e internacional. Então, a Itaipava vai buscar esse alcance massivo, com frequência, para reforçar nossa lembrança de marca. Nós não estamos falando só de visibilidade, estamos falando de lembrança de marca como um todo”, apontou o head de patrocínios.

“O futebol para a Itaipava traz essa conexão do futebol mais raiz, o futebol tradicional, popular, com forte penetração dentro do estádio, nos bares e nos lares. Ele tem uma proximidade com o consumidor e com consumidores que são também torcedores no momento real”, prosseguiu.

A presença no principal Campeonato Estadual do país, que é acompanhada pelo patrocínio às transmissões da CazéTV, cria uma exposição considerada consistente pelo grupo e a possibilidade de ativações para além da realização das partidas, conectando Itaipava e futebol em diversos pontos de contato e consumo.

“Isso possibilita para nós também reforçarmos nossa presença nos pontos de venda, colocando os materiais que a gente pode fazer. Podemos trabalhar com conteúdos nas redes sociais, com uma linguagem leve, mais popular, que conecte o nosso público de uma maneira verdadeira”, pontuou o executivo.

Black Princess

A presença no Rio Open, com a Black Princess, já não tem como principal foco a busca por grandes números de audiência. O Grupo Petrópolis entende que estar na maior competição de tênis da América do Sul significa se aproximar de um público com estilo de vida que inclui o consumo de cervejas premium.

“Reforça a identidade da marca como sofisticada e de alta qualidade. Isso agrega e melhora a nossa reputação a cada momento que a gente está junto com essas marcas”, avaliou Sinti.

Grupo Petrópolis definiu a Black Princess como a cerveja oficial do Rio Open em 2023 – Pedro Melo / Máquina do Esporte

O evento para além das quadras é um diferencial. As possibilidades de experiências gastronômicas e culturais proporcionadas pelo Rio Open se tornam uma plataforma de relacionamento para a marca, com grandes varejistas e com o cliente final.

“Permite ativações mais elegantes da marca, degustação, que o público veja alto valor no nosso produto junto com esse campeonato. Dentro do Rio Open, temos uma série de bares preparados especificamente para o campeonato e trabalhamos em cinturões fora do campeonato”, lembrou o executivo.

“Pegamos bares mais sofisticados que estão pelo Brasil para fazer algumas ativações. Temos conteúdos que a gente tira do campeonato e leva para fora em outros momentos”, acrescentou.

O tênis é outra modalidade em que o Grupo Petrópolis mira expansão. A companhia também avalia novos acordos com competições, profissionais e amadoras, no Brasil.

A Black Princess é a cerveja oficial do Rio Open desde 2023, quando assumiu o lugar da Petra, outra marca do Grupo Petrópolis. A edição de 2026 do torneio começará no próximo sábado (14).

TNT Energy Drink

Com a TNT Energy Drink, marca de energéticos, o Grupo Petrópolis busca rejuvenescimento. Para isso, conecta o produto à NBA no mercado brasileiro.

“Imaginamos gerar uma conexão com o público crescente, jovens, público que é digital e engajado, que está muito na rede social. [Imaginamos] fortalecer nossa presença em um esporte global, com uma linguagem moderna e de fácil acesso a essa geração nova de 18 a 34 anos, que nos interessa”, afirmou o head de patrocínios da companhia.

Marca do Grupo Petrópolis, TNT é patrocinadora da NBA no Brasil desde maio de 2025 – Divulgação / TNT

Como quase todas as ligas norte-americanas, a NBA também oferece conexões com o lifestyle urbano. A principal competição de basquete do mundo serve como uma ponte para aproximação com diversas culturas.

“A NBA tem mais de 50 milhões de pessoas que assistem a algum conteúdo durante o ano. É muita gente. Sabemos que a maioria desse público não joga basquete. Isso nos possibilita gerar um conteúdo proprietário de TNT”, continuou Sinti.

Mais uma vez, o patrocínio se torna uma plataforma para criação de experiências, que se alinha aos interesses do público do esporte. Com a NBA, o Grupo Petrópolis consegue, por exemplo, estar na NBA House, ativação anual que reúne fãs e personalidades do basquete.

“A NBA House é a maior ativação de experiência da NBA fora dos Estados Unidos. Gera possibilidade de degustação, temos um estande e tem vários outros elementos que a gente leva para fora”, destacou.

A aposta na NBA se completa com o lançamento de produtos licenciados, como embalagens personalizadas de energético. 

“Temos uma distribuição que tem uma capilaridade a nível Brasil, então conseguimos, em território nacional, falar com o jovem, com o público que curte esse esporte, pela nossa lata e fazendo ativações de marca”, enfatizou o executivo.

Com o isotônico TNT Sports Drink, o Grupo Petrópolis também nutre parcerias com alguns clubes, como Cruzeiro, Fluminense e Bahia, entre outros.

Passado

Nas últimas décadas, o portfólio esportivo do Grupo Petrópolis ficou marcado pela presença no automobilismo, tanto nacional como internacional. A TNT Energy Drink foi parceira da Ferrari na Fórmula 1 entre 2012 e 2014, enquanto a Itaipava teve um acordo pontual com a Brawn GP para o Grande Prêmio do Brasil de F1 em 2009.

Apesar do histórico, que também inclui parcerias com Fórmula Indy e Fórmula Truck (atual Copa Truck), o automobilismo já não está entre as prioridades do Grupo Petrópolis. 

“O automobilismo é uma coisa muito cara. Tivemos nosso ciclo e não deixamos nenhuma porta fechada, podemos até voltar. É que nesse momento a gente teve que escolher”, definiu José Luiz Sinti.

O futuro do Grupo Petrópolis no universo esportivo, pelo menos por enquanto, será nos esportes em que a companhia já está. O trabalho passará a ser de intensificação, buscando evoluir a força e a presença.

“Hoje, nossos direcionamentos não estão para automobilismo, mas quem sabe nos próximos anos a gente não possa mudar esse foco e voltar. Agora, nosso momento é intensificar bastante nossos patrocínios para tirar o máximo possível e poder, nos próximos planejamentos, ampliar isso”, concluiu o head de patrocínios do Grupo Petrópolis.

O post Grupo Petrópolis segmenta estratégia a partir de públicos-alvo e prepara reforço no running para 2026 apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

Companhia posiciona Itaipava, Black Princess, TNT Energy Drink e TNT Sports Drink, entre outras marcas, no universo esportivo em busca de conexão, experiências e criação de conteúdo
O post Grupo Petrópolis segmenta estratégia a partir de públicos-alvo e prepara reforço no running para 2026 apareceu primeiro em Máquina do Esporte.


Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/

O iGaming & Gaming International Expo - IGI, é um evento inovador criado para reunir empresas e empreendedores, profissionais, investidores, dos setores de iGaming e jogos. Com foco total em networking, exposição e feira de negócios. Além de ser uma fonte inigualável de informações sobre as tendências e o futuro das indústrias nos próximos anos.


📢 Receba em primeira mão notícias relevantes e fique por dentro dos principais assuntos sobre Igaming e Esportes no Brasil e o mundo. Siga no Whatsapp!
...

Entenda o iGaming neste guia completo