O Brasil voltará a sediar um torneio da elite do tênis feminino a partir deste ano. Na manhã desta quarta-feira (30), a IMM confirmou a realização de um novo evento da Associação de Tênis Feminino (WTA, na sigla em inglês) no país.
O torneio ganhou o nome de SP Open, da série WTA 250, que será disputado em quadra rápida no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP), entre os dias 6 e 14 de setembro. A data, que pertence à IMG e à Mubadala Capital, será alugada para a promotora IMM, que realizará o evento em parceria com o ICT, mesma entidade que capta dinheiro público via leis de incentivo para o Rio Open.
“Sempre tivemos o desejo de promover uma competição feminina de alto nível, reunindo grandes jogadoras. Agora, graças ao apoio da Prefeitura e de importantes marcas, vamos realizar esse sonho. A ambição é oferecer ao público grandes jogos, além de lazer e entretenimento de qualidade. Com isso, em pouco tempo, vamos consolidar o SP Open como um dos principais eventos esportivos da América do Sul”, afirmou Alan Adler, CEO da IMM.
Este será o primeiro torneio de elite da WTA disputado na capital paulista após um intervalo de 25 anos. Vale lembrar que, desde 2016, o país não sediava uma competição desse nível organizada pela entidade feminina.
“O São Paulo Open é mais um grande evento internacional que conseguimos conquistar para a cidade de São Paulo. Isso demonstra que criamos um ambiente propício para a atração de negócios. Além de lazer de qualidade, o SP Open vai proporcionar outros benefícios diretos e indiretos para toda a população. A presença de grandes atletas, com certeza, vai estimular a prática do tênis, contribuindo para o surgimento de novos campeões”, disse Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo.
O SP Open terá 32 tenistas na chave principal, 24 no qualifying e 16 duplas em um dos maiores espaços verdes da capital paulista. O qualifying será disputado nos dias 6 e 7, e a chave principal seguirá entre os dias 8 e 14.
Tênis vive momento de expansão no país
O SP Open é parte de um movimento mais amplo de expansão do tênis no Brasil, que já sedia um dos grandes torneios masculinos do mundo, o Rio Open, que é um ATP 500.
Desde o ano passado, nas entrevistas coletivas do evento no Rio de Janeiro, a IMM já revelava a intenção de trazer um torneio WTA ao país.
Neste ano, o Brasil passará a sediar um novo torneio do circuito da ATP, o Costa do Sauípe Open. O evento na cidade localizada no litoral norte da Bahia, que inicialmente será na categoria Challenger 125, ocorrerá entre 19 e 26 de outubro, no saibro, e oferecerá uma premiação de US$ 200 mil, bem como 125 pontos no ranking da ATP ao campeão.
Além disso, vale destacar que tenistas brasileiros também vêm se destacando no cenário internacional. Bia Haddad Maia já chegou a ser número 10 do mundo e, atualmente, está entre as 20 melhores no ranking da WTA.
No masculino, a sensação do país é João Fonseca, que se destacou no Australian Open, no início deste ano, e foi campeão do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina.
Com isso, o carioca tornou-se o brasileiro mais jovem e o sétimo tenista mais novo a conquistar um título de ATP na história.
Programado para setembro na capital paulista, evento marca fortalecimento do tênis no país, com atletas em destaque no ranking mundial e novos torneios de elite
Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/


