O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima suspendeu, na noite desta quinta-feira (31), a investigação contra Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão foi tomada pelo desembargador Jésus Nascimento, que atendeu a um recurso da defesa. A alegação para a suspensão foi de que não há justa causa e faltam provas ou indícios contra o dirigente, que comanda a entidade máxima do futebol brasileiro desde o fim de maio deste ano.
Samir Xaud foi alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal (PF) na última quarta-feira (30). A operação apura uma suposta compra de votos que teria ocorrido na última eleição municipal, realizada em 2024, e na qual o agora presidente da CBF não foi candidato.
Sem Xaud, a investigação ainda mantém como alvos a deputada federal Helena da Asatur (MDB/RR) e o empresário Renildo Lima, marido da parlamentar.
Ambos pertencem, em nível estadual, ao mesmo grupo político do presidente da CBF, que chegou a ser candidato a deputado federal pelo MDB em 2022, mas não se elegeu.
A operação da PF teve origem em uma investigação determinada pela Justiça Eleitoral de Roraima em setembro de 2024, após Renildo Lima ter sido preso, juntamente de outras cinco pessoas, com R$ 500 mil em dinheiro, que seriam destinados à compra de votos. Parte dessa quantia estava na cueca do empresário.
Na última quarta-feira (30), agentes da PF foram à sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ), e também à residência de Samir Xaud. Em nota publicada no mesmo dia, a entidade informou que “a operação não tem qualquer relação com a CBF ou futebol brasileiro” e que Samir Xaud “não é o centro das apurações”.
O post Justiça suspende investigação contra Samir Xaud em caso de compra de votos em Roraima apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Presidente da CBF foi alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal na última quarta-feira (30)
O post Justiça suspende investigação contra Samir Xaud em caso de compra de votos em Roraima apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/


