LaLiga usa inteligência artificial para criar influenciador virtual focado no público jovem

A LaLiga revelou nesta quinta-feira (17), em um evento em Madri, na Espanha, um personagem virtual desenvolvido e treinado por inteligência artificial. O Alex, nome dado ao influenciador virtual, tem como objetivo fortalecer a comunicação da competição com as gerações mais jovens.

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Alex foi criado para ser uma ferramenta para ampliação do alcance global da liga. O personagem, amante de futebol e videogames, pode ser seguido nas redes sociais oficiais da LaLiga e em seus próprios perfis no Instagram e TikTok. Nas plataformas, o influenciador virtual poderá interagir de forma ativa com os fãs.


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Sua atuação não se restringe ao ambiente digital, já que poderá atuar em eventos ao vivo, como apresentações, entrevistas, coletivas de imprensa e transmissões de jogos da LaLiga, como uma nova forma de engajamento com o público.

Alex também terá a missão de aproximar seus seguidores dos projetos da LaLiga, como o LaLiga VS, iniciativa que visa erradicar o ódio no futebol. Além disso, irá compartilhar com sua comunidade os principais acontecimentos da liga, seu fantasy game e curiosidades das partidas, com informações corporativas relevantes. 

Influenciadores virtuais

O mercado de personagens e influenciadores virtuais está crescendo rapidamente. Segundo o relatório The Influencer Marketing Factory, 53% dos entrevistados seguem pelo menos um influenciador virtual, e 63% têm entre 18 e 34 anos.



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Além disso, estima-se que esses influenciadores possam alcançar taxas de engajamento até três vezes maiores do que os humanos.

Alex utiliza um modelo de linguagem multimodal, assim como a ferramenta Chat GPT, permitindo que colabore com as equipes criativas humanas na geração de conteúdo e se comunique de forma coerente.

Além disso, Alex possui recursos para a criação de imagens, vídeos e voz, o que permite a produção de conteúdos em movimento. O personagem foi criado a partir  de uma análise de dados.

Sua aparência, personalidade e abordagem de conteúdo foram definidos por um processo de treinamento baseado em informações e dados sobre o público, como o uso de redes sociais, gostos, interesses e hábitos de consumo.

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Personagem poderá interagir de forma ativa com os fãs através das redes sociais e atuar em eventos ao vivo
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