O Lyon, que pertence ao empresário norte-americano John Textor, dono do Botafogo, foi punido nesta terça-feira (24) com o rebaixamento para a segunda divisão francesa, a Ligue 2, por má gestão.
John Textor e Michael Gerlinger, presidente e diretor de futebol do clube, respectivamente, foram interrogados pela Direção Nacional de Controle de Gestão (DNCG) da liga francesa.
Os diretores tiveram a oportunidade de mudar uma decisão realizada pelo órgão no dia 15 de novembro de 2024, mas não conseguiram, já que para isso deveriam apresentar sinais de recuperação financeira desde então, o que não aconteceu.
Com isso, a Direção Nacional de Controle de Gestão confirmou o rebaixamento do Lyon para a Ligue 1. O clube, porém, ainda pode apresentar novos números e recorrer dessa decisão.
O Lyon foi rebaixado por conta de uma dívida de € 175 milhões e por não conferir as informações exigidas pelo órgão responsável pela fiscalização financeira do futebol francês.
A equipe de John Textor terminou a temporada 2024/2025 na sexta colocação da Ligue 1, com 27 pontos a menos do que o campeão Paris Saint-Germain. A decisão desta terça-feira (24) trata-se do primeiro rebaixamento administrativo da história do clube.
Nos últimos dias, John Textor vendeu 43% de sua participação no Crystal Palace, da Premier League, para Woody Johnson, dono do New York Jets, da NFL, por até US$ 254 milhões. A Eagle Football, holding do empresário, é dona de Botafogo, Lyon, RWD Molenbeek (Bélgica) e FC Florida (EUA).
O post Lyon, de John Textor, sofre rebaixamento administrativo para segunda divisão francesa apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Órgão responsável pela fiscalização da liga definiu punição após clube não apresentar sinais de recuperação financeira; Equipe ainda poderá recorrer
O post Lyon, de John Textor, sofre rebaixamento administrativo para segunda divisão francesa apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/


