Maquinistas: “Tudo que saiu não é verdade”, diz ex-diretor de marketing da CBF sobre camisa vermelha da seleção

O futebol brasileiro foi impactado na semana passada pelo suposto vazamento de que a seleção teria como sua segunda camisa na Copa do Mundo de 2026 uma peça nas cores vermelho e preto. Ao Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, Lênin Franco, ex-diretor de marketing e comercial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), porém, afirmou que os designs divulgados não estão corretos.


O responsável pelos vazamentos foi o site especializado Footy Headlines. A peça divulgada pelo veículo é vermelha e preta, com o símbolo da Jordan no lugar da Nike. Limitado pelas restrições impostas por contrato, Lênin Franco não negou sobre as cores, mas não se absteve ao comentar sobre o design.

“Eu não posso dar muitos detalhes por conta do acordo de confidencialidade. O que posso dizer é que tudo que saiu não é verdade. Isso eu posso garantir”, afirmou Lênin Franco. 

“Estou falando de layouts, todos os divulgados são mentirosos. É importante ressaltar que é normal as marcas terem o segundo uniforme em cor diversa, no mundo todo”, seguiu.

Lênin Franco deixou o cargo de diretor de marketing e comercial da CBF no início de abril, depois de quase dois anos na função. Portanto, esteve presente em todo o processo de criação das peças que serão utilizadas na Copa de 2026. No Maquinistas, o executivo detalhou as etapas para a criação de uma nova camisa para a seleção brasileira de futebol.


iGaming & Gaming International Expo - IGI

“Normalmente o prazo padrão é começar a discutir com dois anos de antecedência. Em um período você recebe uma apresentação deles mostrando o conceito que vão trabalhar. Isso volta para os EUA e lá é desenvolvido por eles um primeiro esboço, que é meramente uma ilustração”, contou.

“Aí vem uma equipe da Nike para cá, para fazer uma apresentação das ilustrações alinhadas ao conceito. E a partir disso você vai validando. Depois de validado, isso volta para os EUA e eles vão levar mais seis meses para produzir as peças piloto”, seguiu.

A estratégia de ousar na camisa reserva, porém, não seria inédita se aplicada ao Brasil. O movimento é uma tendência que tem como objetivo principal uma maior aproximação com as novas gerações, que cada vez mais se preocupam com o design das camisas.

“Grande parte dessa geração não compra a camisa pelo escudo ou pelo time que torce, ele compra pelo design. E o design tem a ver com o estudo psicológico, de como essa geração se sente ao colocar a roupa, porque ela também é uma maneira de se sentir enquadrado em um grupo social”, apontou Lênin Franco.

“As marcas estão atentas a isso. Elas não podem abrir mão e querer fazer algo ‘quadrado’. Quem compra camisa mais tradicional é o público mais velho, mas o público mais novo quer algo diferente. Então, você tem que tentar atender essas duas demandas”, concluiu.

Antes de se tornar diretor de marketing da CBF, Lênin Franco ocupou o mesmo cargo no Bahia, Botafogo e Cruzeiro. Durante sua participação no Maquinistas, o executivo também compartilhou experiências vividas nos clubes.

O episódio do Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Lênin Franco, ex-diretor de marketing e comercial da CBF, estará disponível nesta terça-feira (6), às 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube:

O post Maquinistas: “Tudo que saiu não é verdade”, diz ex-diretor de marketing da CBF sobre camisa vermelha da seleção apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

Lênin Franco participou do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, e explicou as etapas para o desenvolvimento dos uniformes do Brasil
O post Maquinistas: “Tudo que saiu não é verdade”, diz ex-diretor de marketing da CBF sobre camisa vermelha da seleção apareceu primeiro em Máquina do Esporte.


Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/

O iGaming & Gaming International Expo - IGI, é um evento inovador criado para reunir empresas e empreendedores, profissionais, investidores, dos setores de iGaming e jogos. Com foco total em networking, exposição e feira de negócios. Além de ser uma fonte inigualável de informações sobre as tendências e o futuro das indústrias nos próximos anos.


📢 Receba em primeira mão notícias relevantes e fique por dentro dos principais assuntos sobre Igaming e Esportes no Brasil e o mundo. Siga no Whatsapp!
...

Entenda o iGaming neste guia completo