Marija Hammon, Relax Gaming: “o marketing pode impulsionar ou destruir o lançamento de seu produto”

O marketing é essencial para qualquer empresa, especialmente quando se busca causar impacto com um novo recurso de jogo ou um novo produto. No contexto da indústria, uma estratégia de marketing eficaz pode gerar maior interação com um público mais amplo.

Com a evolução do comércio eletrônico, PayRetailers inova para revolucionar o mercado de pagamentos - Startups

No entanto, em um setor em constante mudança, é um desafio acompanhar as últimas tendências de marketing. É aqui que entra Marija Hammon, diretora de Marketing da Relax Gaming.


ReadyNow

Em conversa com CasinoBeats, Hammon começou fornecendo uma visão geral de algumas das maiores tendências de marketing que vimos na indústria de jogos em 2023. Ainda, destacou a relação entre inovação de produto e marketing eficaz antes de oferecer sua opinião sobre conteúdo de vídeo versus conteúdo tradicional nas redes sociais.

Relax Gaming observa um cenário em mudança

Hammon começou na indústria de jogos em 2017 na Catena Media, antes de passar para a Relax Gaming em 2019.

Nesse período, o cenário de marketing na indústria de jogos mudou enormemente. Os conteúdos multimídia e social tornaram-se um canal de marketing mais predominante, as marcas tornando-se mais criativas na apresentação das suas ofertas, e, do ponto de vista do envolvimento, os jogadores tornaram-se mais exigentes.



br4bet
orange gaming

iGaming & Gaming International Expo - IGI

Mas, apesar das mudanças drásticas nas tendências de marketing, Hammon acredita que “as funções e os fundamentos essenciais” permaneceram praticamente os mesmos.

“Principalmente, o marketing trata de educar jogadores e operadores sobre os excelentes produtos que eles já possuem e sobre os próximos lançamentos que representam meses de trabalho árduo de nossos estúdios. O mercado tornou-se muito mais competitivo, por isso destacar-se da multidão e/ou adaptar seu marketing a um público mais localizado é uma mudança fundamental”, explicou.

Com as mudanças, foi fundamental que os estúdios de jogos monitorassem de perto os desenvolvimentos que ocorrem nos mercados em que operam, bem como naqueles mais distantes. Ao fazer isso e adotar uma abordagem de marketing mais fluida, os fornecedores podem encontrar novas maneiras de se destacar da concorrência.

Hammon acrescentou: “Se alguma coisa me surpreende, é a velocidade e o volume de novos fornecedores emergentes, e o fato de seus concorrentes tradicionais estarem em constante evolução”.

“Permanecer estático em sua abordagem de marketing neste cenário é muito arriscado, e você deve estar sempre atento às indústrias local e global, buscando continuamente maneiras de abraçar a mudança da melhor maneira possível, estando sempre vigilante e corajoso o suficiente para definir tendências e se destacar. Essa é a única maneira de permanecer à frente, em vez de apenas seguir em frente”, disse.

Um novo padrão de marketing

A menos que você tenha se escondido debaixo de uma rocha nos últimos anos, o crescimento exponencial do conteúdo de vídeo tem sido inevitável. A indústria de jogos também não foi uma exceção. Na verdade, vários desenvolvedores de jogos começaram a usar recursos de streaming de vídeo como um meio de interagir com a geração millennial mais experiente em tecnologia.

O streaming de vídeo e o conteúdo multimídia têm sido uma vertical de marketing central para os títulos da Relax Gaming, como evidenciado pela popularidade do Money Train 4.

A inclusão de estratégias baseadas em vídeo não é imperativa apenas para desenvolvedores de jogos. Segundo Hammon, faz parte do “padrão” de consumo de conteúdo.

Então, que tal estratégias de engajamento de mídia social mais “tradicionais”? Pois bem, segundo a diretora de Marketing, conteúdo de vídeo pode criar novos níveis de interação com os jogadores que vão além das redes sociais.

“Embora a mídia social tradicional seja, obviamente, importante para estimular a conscientização, o streaming de vídeo realmente cria um nível mais profundo de envolvimento e de compreensão, que é o elemento que mais valorizamos nesse aspecto”, observou.

E continuou: “A mídia social tradicional lembra ou apela em grande parte para um público mais casual de muitas maneiras, enquanto aqueles que assistem ativamente ao streaming de vídeo são provavelmente grandes entusiastas, de todos os orçamentos”.

O streaming tornou-se indiscutivelmente uma das formas mais populares de conteúdo de vídeo na indústria de jogos, e a Relax Gaming já deixou sua marca.

Uma das razões pelas quais Hammon acredita que o streaming se tornou mais popular é o aumento de slots de maior volatilidade: “Os streamers tiveram um grande impacto no tipo e no desejo da mecânica que são construídas. Os aprendizados são extremamente valiosos. Quem pula essa etapa perde a oportunidade de criar um produto que realmente satisfaça o público. O aumento de slots de volatilidade crescente ocorre em parte porque os streamers desejam anunciar o aumento do potencial de ganhos e ganhos máximos. A indústria mudou de rumo em termos de volatilidade nos últimos anos, e é uma causa e um efeito diretos causados ​​pelo jogo streamer”.

“O trabalho de um fornecedor é criar um produto interessante e o papel dos streamers é expor o potencial e o entusiasmo desse produto, então ultimamente os dois têm tido um fluxo simbiótico. Em última análise, porém, isto poderá estar a diminuir à medida que o mercado regulamentado e as exigências dos operadores começarem a ver esta tendência estabilizar, se não reverter”, refletiu Hammon.

Novo x Clássico

Parte do desafio de comercializar novos títulos de jogos, e até mesmo do desenvolvimento de slots, é encontrar um tema que os jogadores gostem. Você corre o risco de criar um novo tema com o qual os jogadores não estejam familiarizados, mas que possa oferecer algo inovador? Ou você fica com os clássicos?

Criar um novo tema pode parecer uma ótima ideia no papel, mas traz seus próprios desafios: “Hoje, existem milhares de jogos no mercado que cobrem um espectro enorme, por isso ser verdadeiramente inovador é um desafio e traz consigo inúmeras complexidades”, disse Hammon.

Uma solução alternativa seria pegar um tema clássico e repaginá-lo, que vá além da simples mudança dos gráficos e incorpore uma variedade de recursos inovadores.

Isso, como apontou a especialista em marketing, pode abrir um grande potencial para explorar essa base de jogadores clássica e, ao mesmo tempo, trazer algo novo para a mesa. Isso soa como uma situação em que todos ganham; afinal, um jogo torna-se um clássico por um motivo.

“A ressonância com um amplo grupo de jogadores requer uma sensação familiar, mas com um toque único: ninguém realmente quer ver ‘outro duende’ ou ‘outro deus egípcio’. Crie algo interessante com esses elementos e você gerará interesse”, observou.

Para Hammon, o tema não é o único fator que contribui para a diversão do jogador em um título específico. Uma sensação de familiaridade pode ajudar os jogadores a se identificarem mais com um título, o que explica por que vemos tantos temas semelhantes surgirem a cada mês.

Em 2024, aconselhou que os desenvolvedores de jogos deveriam se concentrar mais na criação de uma forte conexão entre o tema e a mecânica do jogo se quisessem que seus títulos se destacassem na multidão.

“Os jogadores gostam do familiar, mas para um jogo ser um verdadeiro sucesso é preciso ter um elemento de ousadia, algo diferente. Depender do mesmo tema em combinação com uma mecânica familiar é bastante chato e os jogadores estão muito conscientes (e cautelosos com) sobre essa tendência. Um tema forte abre elementos de curiosidade, mas o que vai fomentar o interesse é quão únicas, divertidas e envolventes são a mecânica e a história”, disse.

Inovação em marketing

Ao longo deste ano, a palavra “inovação” foi frequentemente citada. Muitas vezes, está associada ao desenvolvimento de novos produtos, de novas funcionalidades e até à incorporação de novas tecnologias, como a inteligência artificial.

Do ponto de vista do marketing, a inovação em produtos pode percorrer um longo caminho quando se trata de apresentar um elemento específico do jogo. Hammon notou que a inovação vem em diversas formas diferentes, então isso realmente precisa ser levado em consideração ao criar sua estratégia de marketing.

“Ter um produto de qualidade e algo inovador para discutir ou exibir certamente ajuda a criar apelo e um ângulo de marketing único. A inovação vem de várias formas, e a representação dela depende muito do ângulo que você deseja destacar. Se for gráfico, então você deve destacar o que o torna especial e qual é a narrativa que o torna emocionante; se for a mecânica, o que é único e por que um jogador deve estar entusiasmado são áreas de foco”, explicou.

“Acentuar os PVU de um produto nunca foi tão importante. Como fornecedor, você tem de ter certeza de que o player entende por que é bom tentar e os operadores entendem por que é bom comercializar”, acrescentou.

No entanto, à medida que a indústria continua a adotar tecnologias cada vez mais avançadas, será um desafio para as equipes de marketing acompanhar as tendências.

De acordo com Hammon, o marketing certamente precisará mudar e evoluir em um ritmo semelhante, senão mais rápido, ao dos negócios, para garantir que as mensagens permaneçam relevantes e envolventes. Por exemplo, você não quer usar uma tendência de mídia social de dois anos atrás para promover um jogo recém-lançado.

“O marketing deve estar sempre na vanguarda para garantir que os produtos realmente se destaquem, que as mensagens principais sejam colocadas corretamente e que os públicos-alvo sejam entregues conforme pretendido. O planejamento adequado e uma abordagem de 360° são fundamentais para que isso aconteça”.

“O marketing tem como principal função aproximar a marca da empresa da mentalidade do operador e do cliente, mas também tem um papel fundamental na apresentação do seu conjunto de produtos e de serviços. Em um mercado altamente competitivo, o papel do marketing torna-se ainda mais essencial no sucesso da empresa: “O marketing dos fornecedores também deve examinar cuidadosamente o comportamento de marketing dos jogadores e dos operadores e não apenas o que eles ‘sabem’. Manter-se atualizado significa que os planos podem ser adaptados com fluidez, se necessário”, descreveu.

Nesse sentido, Hammon enfatizou a adaptabilidade e a rapidez com que se realiza um processo importante para qualquer combinação: “Na minha opinião, ficar preso a um plano – ou a uma mentalidade – é uma abordagem falha, especialmente em um mundo e em uma indústria que avançam a um ritmo tão rápido”.

Como você pode imaginar, com um cenário em constante mudança, é quase impossível sequer começar a prever qual poderá ser a “próxima grande novidade” no mundo do marketing.

Mas, pelo que vimos até agora, Hammon está confiante de que mais provedores começarão a usar marketing de afiliados e streaming de vídeo como forma de atrair jogadores.

Ainda, disse que “não está claro qual será o próximo salto, e as tendências são difíceis de prever, mas o que sabemos é que estamos vendo um aumento nos orçamentos de marketing alocados para afiliados e para streaming de vídeo, junto a, talvez, uma redução nos orçamentos da mídia impressa (embora não seja o caso em alguns mercados, como nos Estados Unidos) e atividades como o patrocínio de prêmios. Mais uma vez, essas decisões dependem frequentemente da fase de crescimento, dos objetivos e das intenções de cada empresa. É por isso que o marketing deve ser feito caso a caso e não em uma abordagem genérica aplicada a todos”.

“Dizer quais canais serão os mais importantes daqui a cinco anos é um futuro muito distante, pois as coisas mudam diariamente. Em vez disso, deve-se concentrar-se na adaptação às necessidades e à direção em constante mudança do mercado”, finalizou Hammon.

O marketing é essencial para qualquer empresa, especialmente quando se busca causar impacto com um novo recurso de jogo ou um novo produto. No contexto da indústria, uma estratégia de  

+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.