O que é Mobile First? Como usar e sua importância

Devido aos avanços na tecnologia as empresas vêm buscando se adaptar às novas necessidades do mercado dia após dia, isso se justifica porque os consumidores tendem a buscar aqueles estabelecimentos que ofereçam produtos inovadores e úteis. A observação dessas características se dá por meio do marketing que a empresa utiliza para chegar até seu público alvo, utilizando ferramentas como sites, por exemplo. Caso sua empresa possua um site, é recomendado que ela se prepare para o Google Mobile First Index.

Com a evolução do comércio eletrônico, PayRetailers inova para revolucionar o mercado de pagamentos - Startups

O Mobile First é uma ferramenta da Google que tem como objetivo ajudar as empresas no que diz respeito às estratégias de SEO, que são estratégias que ajudam o site a ter um bom ranqueamento toda vez que alguém usa os buscadores da Google.


ReadyNow

Atualmente os dispositivos móveis como tablets e celulares são bem mais utilizados para navegar na internet do que os computadores, sendo assim é interessante que ao criar o site haja o cuidado de adaptá-lo para acesso nesses dispositivos móveis, todavia essa não é uma tarefa fácil, visto que é necessário que o código utilizado seja mais enxuto e mostre apenas as informações que são relevantes para o cliente. Nesse cenário o Mobile First acaba sendo uma importante ferramenta para que o site da sua empresa não seja prejudicado na hora que o usuário efetuar alguma busca por meio de smartphones e tablets, isso por que os buscadores Google priorizam a apresentação dos sites adaptados aos dispositivos móveis.

Considerando que em breve as buscas realizadas através de computadores também devem ser influenciadas, este artigo apresentará todas as informações sobre essa ferramenta do Google, demonstrando a importância do preparo e implementação da ferramenta no site das empresas.

O que é o Mobile First?

O Google Mobile First Index é uma ferramenta do Google, que tem como objetivo disponibilizar uma versão mobile dos sites para que os usuários possam acessar através de seus smartphones sem ter prejuízos em termos de boa visualização. No momento em que efetuar uma busca no Google, o usuário terá acesso primeiro àqueles sites que já sofreram indexação ou possuem uma versão mobile. Todos os sites passarão por indexação de acordo com a Google, entretanto aqueles que já possuem uma versão mobile estão bem mais a frente do que aqueles que ainda esperam pela intervenção da empresa de buscas.



br4bet
orange gaming

iGaming & Gaming International Expo - IGI

Isso significa que caso os seus concorrentes já tenham acesso a versão mobile em seus sites, estão dando um passo à frente da sua empresa, sendo assim é importante que você eleve sua empresa aderindo a ferramenta Mobile First. A ferramenta começou a ser implementada pela Google em 2018 e tem a plano de se ampliar para todos os sites disponíveis na internet, dessa forma é muito importante que você empresário crie logo a versão mobile do site da sua empresa, assim não correrá o risco de que ela fique atrasada no ponto de vista tecnológico.

Motivos para aderir ao Google Mobile First Index

De acordo com o Google a cada cinco pesquisas realizadas três são feitas por meio de dispositivos móveis, dessa forma é possível concluir que o mobile ultrapassou os computadores convencionais no que diz respeito às pesquisas. Outro dado bastante importante é o de que cerca de 7% das buscas são realizadas em casa ou no trabalho e segundo dados da Digital-Stats esse aumento no número de buscas feitos em casa e no trabalho acarreta no aumento das vendas, isso porque cerca de 5% dessas pesquisas realizadas resultam na compra de algum produto oferecido pelo site visitado.

Os dados levantados pela pesquisa demonstram que as empresas tendem a lucrar milhões de reais simplesmente por meio dessa ferramenta de indexação no site. Todo empresário que usa estratégias de SEO para o seu site sabe que o Google costuma ranquear uma página de acordo com inúmeras variáveis, possibilitando que os sites sejam mostrados logo na primeira página de busca toda vez que o usuário solicitar alguma informação no buscador. O Mobile First Index representa justamente uma dessas variáveis, sendo assim a versão do site para dispositivos móveis acaba sendo priorizada no momento do ranqueamento dos resultado da busca.

O que muda com o Mobile First?

Há anos atrás as buscas na internet eram feitas exclusivamente através dos desktops, sendo assim a indexação acabava levando em consideração a versão dos sites para computadores. Com a utilização dos dispositivos móveis essas buscas através de computadores tiveram um queda expressiva, levado o Google a considerar para indexação a versão dos sites para telefones celulares e tablets.

Desse modo, o mobile acabou deixando de ser um fator de ranqueamento e acabou se tornando um fator primordial para todos os sites. Essa informação pode ser confirmada quando o dono do site verifica o tráfego de suas publicações, em que caso estejam caindo significa que provavelmente o buscador está utilizando para indexação a versão mobile dos sites. Apesar dessas mudanças serem feitas gradualmente é primordial que o empresário a encontrem uma  forma para migrar o seu site o mais rápido possível para priorizar o acesso dos dispositivos móveis, possibilitando, desse modo, que não haja a diminuição nos acessos e, consequentemente, uma queda nas vendas.

Ainda não existe um prazo para finalização das transições, visto que é um grande desafio até mesmo para uma empresa como o Google, mas o que se sabe é que após concluído todo o período de transição a indexação levará em conta apenas a versão mobile do site.

Pontos que necessitam de atenção

Desde o anúncio do Google para implementação do Mobile First foi observado uma enorme preocupação dos donos dos sites, visto que eles terão agora que desenvolver uma versão mobile que até o momento não estavam pensando. Mas é extremamente importante que a empresa tome alguns cuidados na hora de criar essas adequações no site da marca. O primeiro cuidado é criar um site mobile friendly, que nada mais é que um site totalmente adaptado para navegação através de um dispositivo móvel considerando fatores como conteúdo visual e textual do site, tamanho e dimensão dos arquivos, dentre outros fatores que tornem a navegação por parte do usuário mais agradável.

Alguns dados estatísticos demonstram que mais de 50% dos usuários acabam deixando a página da web quando o acesso através de dispositivos móveis e ultrapassa mais de 3 segundos para carregar, dessa forma criar uma AMP é bastante importante já que essa ferramenta auxilia na velocidade de carregamento diminuindo, assim, a taxa de rejeição do site por parte do usuário. Outro fator bastante importante é o de disponibilizar todos os conteúdos disponíveis na versão para computador também para versão mobile, isso porque o cliente ao entrar em um site busca resolver todos as suas demandas sem precisar ligar o computador. O dono do site ainda pode contar com Google Search Console, que é uma ferramenta que elabora verificações na versão mobile do site e apresenta pontos que venham necessitar de melhorias.

Sua empresa está pronta para o Mobile First?

As experiência que o usuário tem ao realizar alguma busca é uma das maiores preocupações do Google, dessa forma criar uma versão mobile acaba se tornando uma obrigação de todas as empresas. Mas você já se perguntou se sua empresa está preparada? Realize uma avaliação de acordo com as estratégias feitas por sua empresa e faça o investimento nessa nova opção que o Google oferece, visto que dados já mostraram que essa tendência influencia diretamente em aspectos como o aumento no rendimento mensal da empresa.

Devido aos avanços na tecnologia as empresas vêm buscando se adaptar às novas necessidades do mercado dia após dia, isso se justifica porque os consumidores tendem a buscar aqueles estabelecimentos que ofereçam produtos inovadores e úteis. A observação dessas características se dá por meio do…

+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.