Quem são os irmãos que podem se enfrentar por seleções diferentes no Qatar?

A Copa do Mundo de 2022, que terá seu início a partir do dia 20 deste mês, colocará frente a frente dois irmãos em busca do maior título do futebol. Diferente do que se poderia imaginar, porém, eles não atuarão juntos, mas, sim, por seleções distintas – e com possibilidade real de se enfrentarem. Iñaki e Nico Williams foram convocados, respectivamente, para defenderem as seleções de Gana e Espanha, em uma jornada que vai muito além dos gramados e das chuteiras.

Com a evolução do comércio eletrônico, PayRetailers inova para revolucionar o mercado de pagamentos - Startups

Na realidade, foi sobre a escaldante areia do deserto do Saara e sem qualquer par de sapatos que os pais da dupla, Maria e Felix, realizaram uma longa viagem de mais de 5 mil quilômetros entre Accra, capital de Gana, rumo ao território espanhol, mais precisamente no País Basco, onde buscaram asilo político e melhores condições de vida. Um padre os acolheu, o que fez com que a mãe, que estava grávida, colocasse seu nome no primogênito como forma de gratidão. Foi aí que nasceu Iñaki.


ReadyNow

Vinte e oito anos depois, o atacante, que brilha e é um dos ídolos do Athletic Bilbao, resolveu que irá atuar pela seleção do país de origem da família. Segundo ele, uma forma de agradecimento aos pais e ao povo ganês.

Escutar a história dos meus pais faz com que queiramos lutar ainda mais para retribuir o que eles sacrificaram por nós. Eu não poderia retribuir. Eles arriscaram suas vidas, mas a vida que eu tento dar a eles é a que eles sonharam em nos dar”, comentou Iñaki Williams, em entrevista ao jornal ‘The Guardian’.



br4bet
orange gaming

iGaming & Gaming International Expo - IGI

Iñaki Williams disputa bola contra Neymar, em Gana x Brasil. Foto: Getty Nico Williams está na sua 2ª temporada como profissional. Foto: Getty

“Apesar de ter nascido na Europa, eu tenho raízes africanas e sangue ganês. Eu acho que foi o melhor momento para tomar essa decisão. Eu não acho que me arrependerei porque essas chances só aparecem uma vez na vida. Eu vou retribuir tudo o que Gana me deu”, completou.

Em que pese ter disputado 17 jogos pela seleção sub-21 da Espanha, além de um amistoso, contra a Bósnia e Herzegoniva, em 2016, pela principal, Iñaki resolveu assumir sua nacionalidade ganesa para a disputa do Mundial no Qatar. A tão aguardada estreia ocorreu há pouco mais de um mês, justamente diante do Brasil.

Sua decisão, inclusive, caiu como uma bomba para alguns aficionados pelo esporte no país africano, que acreditam que o jogador o tenha feito de forma oportunista. Em 2021, Williams chegou a afirmar que “eu não nasci ou fui criado lá (em Gana), minha cultura é aqui (Bilbao), e há jogadores para os quais uma convocação significaria mais. Eu não acho certo tomar o lugar de alguém que realmente merece ir e que se sente 100% ganês.”

‘IRMÃOZINHO’ NA LISTA DE LUIS ENRIQUE E O POSSÍVEL ENFRENTAMENTO

Nico Williams está na sua 2ª temporada como profissional. Foto: Getty

Se Iñaki resolveu seguir suas raízes africanas e ser convocado por Gana, o mesmo não pode ser dito para Nico. Aos 20 anos de idade, o insinuante meia-atacante canhoto, que atua junto com o irmão no Athletic Bilbao, foi um dos 26 escolhidos do técnico da Espanha para integrar a seleção rumo ao bicampeonato.

Williams Jr., como o próprio gosta de se chamar, chamou tanto a atenção de Luis Enrique que bastou apenas uma temporada pelo time basco, além de duas partidas pela seleção para que lhe fosse garantido um dos lugares na seleta lista, que conta com um misto de jogadores experientes e outros jovens.

Quis o destino, inclusive, que o sorteio do Mundial colocasse a possibilidade de um enfrentamento entre os irmãos. Para isso, porém, os ganeses teriam de superar qualquer expectativa – e qualquer desempenho de sua seleção na história – para chegarem às quartas de final.

“Espero que aconteça. E que Gana ganhe…”, ri Iñaki Williams. “Veremos. Mas, com certeza, trocaremos de camisa após o jogo”, responde Nico.


 

Bruno Formiga opina: ‘França vai ser a maior decepção da Copa do Mundo’

Iñaki e Nico Williams nasceram no País Basco, mas jogarão por seleções distintas na Copa do Mundo: um por Gana, e o outro pela Espanha

A Copa do Mundo de 2022, que terá seu início a partir do dia 20 deste mês, colocará frente a frente dois irmãos em busca do maior…  

+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.