A temporada de 2026 do futebol brasileiro já começou e, em relação à mídia, a Record será a emissora de TV aberta que mostrará mais campeonatos estaduais neste ano. Considerando as suas afiliadas, a emissora detém os direitos de transmissão de 11 dos 27 torneios do país.
Com isso, a Record exibirá os seguintes campeonatos: Acreano (AC), Alagoano (AL), Amapaense (AP), Candangão (DF), Capixaba (ES), Goiano (GO), Paranaense (PR), Paulista (SP), Potiguar (RN), Roraimense (RR) e Sergipano (SE). Os destaques ficam por conta dos estaduais de São Paulo, Paraná e Goiás, que contam com os clubes de maior expressão dentro do portfólio de direitos da emissora.
Na TV aberta, a Globo é outra empresa de mídia que se destaca em relação a transmissão dos estaduais de 2026. Com a aquisição dos direitos de nove torneios, a emissora carioca exibirá, também por meio das suas afiliadas, as competições dos estados: Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.
O SBT, por sua vez, vai mostrar os campeonatos da Paraíba e do Piauí em rede aberta através das suas afiliadas TV Tambaú e TV Cidade Verde, respectivamente. Além disso, emissoras estatais específicas também vão transmitir alguns estaduais em 2026.
A TVE vai exibir os Campeonatos Baiano e Capixaba, enquanto TBC e TV Alego dividirão as partidas do torneio de Goiás. Já a Paraná Turismo mostrará alguns jogos da competição paranaense.
Streaming e TV fechada
Em 2026, o Goat é o streaming com o maior número de contratos de direitos de transmissão de campeonatos estaduais. Com um total de seis acordos fechados, o canal mostrará os torneios do Ceará, Goiás, Paraíba, Paraná, Pernambuco, e Rio Grande do Norte.
No entanto, há uma diferença na quantidade de partidas que o Goat transmitirá em cada estadual. No caso do Paranaense, por exemplo, o canal vai exibir todos os jogos da competição, enquanto, no Goiano, o streaming terá direito a um duelo por rodada na fase classificatória, assim como a todos os confrontos do mata-mata.
Além do Goat, a N Sports também marcará presença como emissora de alguns estaduais deste ano no streaming e na TV fechada. A plataforma de conteúdo, que terá a Copa do Mundo como seu principal ativo de mídia em 2026, mostrará os Campeonatos Amazonense e Catarinense no início do ano.
Em relação ao estadual do Amazonas, a N Sports mostrará um jogo por rodada praticamente de forma exclusiva, considerando que o torneio não terá outras emissoras parceiras na TV fechada ou no YouTube.
Já no Campeonato Catarinense, a N Sports também terá direito a exibir uma partida por rodada, mas enfrentará a concorrência do SportyNet nas semifinais e finais da competição tanto na TV por assinatura quanto no streaming. Vale destacar que o canal do Sporty Group fechou um acordo com a federação de Santa Catarina que também envolve a transmissão de dois jogos exclusivos por rodada da primeira fase e das quartas de final do torneio no YouTube e na TV fechada.
No Paulistão, outros canais de streaming e TV fechada envolvidos na transmissão do torneio são CazéTV e TNT. Já o Sportv mostrará os estaduais do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, torneios em que o Grupo Globo adquiriu direitos para mais de uma plataforma.
Sem informações oficiais publicadas sobre as emissoras oficiais do Campeonato Sul-Mato-Grossense, a Máquina do Esporte entrou em contato com a Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul (FFMS) para entender o cenário dos direitos de transmissão do torneio, mas não obteve resposta até o momento da publicação desta reportagem.
O post Record domina transmissão dos estaduais de 2026 na TV aberta e Goat é o principal canal no streaming apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Considerando as suas afiliadas, emissora paulista exibirá 11 torneios enquanto o Canal Goat fechou acordos para mostrar seis estaduais deste ano no YouTube
O post Record domina transmissão dos estaduais de 2026 na TV aberta e Goat é o principal canal no streaming apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/


