A Autoridade Reguladora Independente do Futebol (IFR), órgão criado pelo governo britânico para supervisionar a gestão do esporte na Inglaterra, deu nesta terça-feira (20) o seu passo mais concreto desde a sua concepção.
A entidade apresentou o escopo do relatório “State of the Game”, estudo que promete vasculhar as finanças, a governança e os riscos estruturais de toda a pirâmide do futebol profissional masculino no país, liderada pela Premier League.
A criação do órgão regulador é uma resposta a uma crise de credibilidade e sustentabilidade no futebol inglês, agravada pela tentativa frustrada de criação da Superliga Europeia em 2021.
Desde então, o governo do Reino Unido avançou com a Lei de Governança do Futebol para garantir que os clubes sejam geridos de forma responsável e para impedir a participação em ligas separatistas sem mérito esportivo.
Agora, com poderes legais para exigir dados de clubes e organizadores de competições, a IFR pretende entender de forma detalhada como o dinheiro circula em uma indústria que movimenta cerca de £ 8 bilhões.
Análise
A análise “State of the Game” não se limitará apenas às receitas de transmissão ou bilheteria. O escopo proposto abrange a verificação da solidez dos balanços, os níveis de endividamento, a liquidez diária das equipes e o impacto inflacionário dos salários de jogadores na saúde financeira das equipes.
“O jogo nunca foi analisado desta forma. Pela primeira vez, vamos lançar luz sobre as pressões financeiras, as lacunas de governança e os riscos estruturais que a pirâmide do futebol enfrenta. O relatório dará ao futebol a clareza que ele merece, para que as decisões da IFR possam ser tomadas com confiança e visando o longo prazo”, apontou David Kogan, presidente da IFR.
O estudo também avaliará questões sensíveis para o torcedor, como os modelos de propriedade dos clubes, ponto crítico na legislação que originou a IFR, visando evitar donos que não passem em testes rigorosos de idoneidade e origem de capital.
O relatório abordará, ainda, o desenvolvimento das categorias de base, o patrimônio cultural (incluindo a proteção de estádios, escudos e cores), além de temas de igualdade, diversidade e inclusão.
“Será a avaliação mais aprofundada já realizada na indústria do futebol. Ele ajudará a IFR a analisar decisões, questionar práticas existentes e garantir que os clubes atendam aos padrões esperados. Clubes, investidores e torcedores verão claramente onde o esporte está prosperando e onde é preciso agir”, exaltou Richard Monks, diretor executivo da autoridade.
Próximos passos
Os termos de referência apresentados estão abertos para consulta pública por quatro semanas, até o dia 17 de fevereiro. Clubes, torcedores e representantes do setor foram convidados a contribuir.
Após essa fase, a IFR trabalhará na elaboração do documento, com uma versão preliminar prevista para ser publicada ainda neste ano e a versão final aguardada para 2027.
O post Regulador independente produzirá relatório para avaliar solidez financeira do futebol inglês apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Órgão mapeará fluxo de £ 8 bilhões em relatório sobre balanços, níveis de endividamento, liquidez das equipes e impacto inflacionário dos salários
O post Regulador independente produzirá relatório para avaliar solidez financeira do futebol inglês apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/


