O Rio Branco Atlético Clube, do Espírito Santo (ES), encerrou 2025 como um dos destaques nacionais em crescimento e engajamento digital. Com a transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o clube da Série D do Brasileirão estruturou um projeto que apostou na presença nas redes sociais para nacionalizar a imagem e potencializar a conexão com os torcedores.
O Rio Branco-ES, atual bicampeão capixaba, registrou um crescimento de 137% na quantidade de seguidores no Instagram.
“O futebol capixaba havia deixado de ser pauta na televisão nas últimas décadas. A gente precisava se comunicar com o nosso torcedor de forma mais eficaz, mais assertiva e com uma estratégia que fizesse frente a essa pauta de apoio”, disse Rafael Gomes, head de comunicação e marketing do Rio Branco-ES, em entrevista à Máquina do Esporte.
“Entendemos que a ferramenta rede social era a forma que tínhamos para nos comunicarmos com o torcedor do Rio Branco e, mais do que isso, falar com quem não conhece o Rio Branco”, prosseguiu.
Segundo cálculos do clube, baseados em dados publicados pelo ranking digital do Ibope Repucom, o Santos liderou o crescimento no Instagram entre os clubes brasileiros em 2025, com aumento de 168% no número de seguidores. O Rio Branco-ES não é considerado pelo ranking, mas, com a performance registrada ao longo do ano, estaria na segunda colocação entre as equipes presentes.
“Focamos no Instagram, porque tínhamos certeza de que conseguiríamos fazer algo maior. Dentro disso, buscamos essa estratégia de tentar buscar cada vez mais o engajamento da torcida para potencializar as nossas publicações”, explicou o executivo.
Apenas em 2025, os conteúdos publicados pelo clube ultrapassaram a marca de 60 milhões de visualizações, dobrando os 30 milhões registrados em 2024 e superando largamente a média de 10 milhões anuais do período anterior à SAF na gestão do Rio Branco-ES.
Parcerias e influenciadores
A estratégia de comunicação do clube capixaba em 2025 foi centrada no entendimento de que pessoas se conectam com pessoas. Pensando nisso, o time buscou criar conexões para rejuvenescer a base de torcedores e nacionalizar a imagem.
Um dos pilares da estratégia foi a parceria com o humorista capixaba Renato Albani, que, além de atuar como personagem do clube, é um dos sócios-proprietários da SAF. O influenciador auxilia no diálogo com o público jovem, que consome futebol de forma fragmentada.
“Sempre buscamos essas pessoas para nos conectar com públicos diferentes. O Renato Albani se comunicando com os mais jovens e o próprio Charla Podcast se comunicando com os espectadores de futebol”, contou Rafael Gomes.
O clube também realizou ações com nomes de alcance nacional, como o youtuber Enaldinho, mais focado no público infantil, além do canal Gol do Rayo e o podcast Charla, estes com seguidores próximos do futebol.
“Buscamos parcerias que comprem a ideia do clube, porque não fazemos por remuneração. Nós não pagamos. Essa relação entre clube e influenciador tem que ser orgânica”, ponderou o head de comunicação e marketing do clube.
O elenco também foi utilizado como motor de engajamento, com destaque para o goleiro Fernando Henrique. Vídeos sobre a rotina do atleta e da equipe potencializaram a audiência digital do Rio Branco-ES.
Monetização
Embora a geração direta de receita não tenha sido o objetivo primário imediato da presença digital, as redes sociais do Rio Branco-ES transformaram-se em um ativo econômico valioso.
“É claro que acaba sendo consequência. Conseguimos atrair novos investimentos e percebemos que nosso patrocinador se sente mais valorizado. Ele vê que não é só a exposição na camisa, mas que o trabalho da rede social é bacana”, exaltou Gomes.
Essa diversificação possibilita que o clube atraia empresas interessadas em entregas digitais, evitando a poluição visual excessiva da camisa de jogo. Todo esse ecossistema é sustentado por um planejamento que avalia de forma rigorosa possíveis consequências institucionais.
“Hoje, a gente já consegue conversar com patrocinadores para expor a marca somente nas redes sociais. Então, abrimos esse leque, até porque entendemos que, na camisa, queremos ter grandes marcas e que todas elas sejam valorizadas”, apontou o executivo.
Neste sentido, a gestão da SAF trouxe processos empresariais que permitem ao clube equilibrar a paixão do torcedor com a racionalidade necessária ao negócio, garantindo que a comunicação seja assertiva tanto para o torcedor mais fanático quanto para o espectador geral de futebol.
Futuro
Para 2026, a expectativa do Rio Branco-ES é consolidar o sucesso obtido no Instagram e expandir os esforços para outras plataformas. O planejamento prevê foco no TikTok e no YouTube, mídias que o clube já começou a estruturar no fim de 2025 e que são vistas como o presente e o futuro da comunicação digital.
O clube pretende continuar utilizando a força das redes sociais para atingir os 70% da população capixaba que ainda não torce para times locais, além de fortalecer a relevância do futebol do Espírito Santo no cenário nacional.
“Percebemos que esses conteúdos verticais são o presente e o futuro das redes sociais. Já percebemos um crescimento cada vez maior em redes como o TikTok. Então, queremos nos inserir cada vez mais nessas plataformas para aumentar o alcance do Rio Branco e nos comunicarmos com cada vez mais gente e de forma mais eficaz”, concluiu Rafael Gomes.
O post Rio Branco-ES se destaca no Instagram com estratégia voltada para conexão e nacionalização apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Clube capixaba encerrou 2025 com crescimento de 137% no Instagram e 60 milhões de visualizações
O post Rio Branco-ES se destaca no Instagram com estratégia voltada para conexão e nacionalização apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/


