O SailGP, principal competição de vela do mundo, anunciou nesta quinta-feira (10) o cancelamento da etapa do Rio de Janeiro (RJ), que seria realizada nos dias 3 e 4 de maio, na Baía de Guanabara.
O torneio, considerado a “Fórmula 1 da vela”, identificou um defeito nas velas da frota de catamarãs F50 utilizadas pelas equipes e optou pelo cancelamento da etapa, que seria a primeira realizada na América do Sul, para facilitar os reparos necessários antes da prova de Nova York, marcada para os dias 7 e 8 de junho.
O problema foi descoberto após testes e análises do colapso da vela do Australia SailGP Team, ocorrido no mês passado em San Francisco (EUA). A falha fez com que a vela caísse sobre a equipe. Ninguém ficou ferido.
“Após uma análise minuciosa, nossos engenheiros e técnicos identificaram um defeito com a adesão do material no núcleo do painel da alma de cisalhamento de algumas das asas rígidas, o que poderia comprometer a integridade estrutural dessas peças”, explicou Russell Coutts, CEO do SailGP.
De acordo com a política do SailGP, todos os portadores de ingressos serão reembolsados integralmente nos próximos dias, enquanto o campeonato avalia possíveis opções para remarcar o evento de 2025 do Rio de Janeiro.
“Sabemos que essa notícia será extremamente decepcionante, mas a segurança de nossos atletas é nossa prioridade máxima. Agradecemos aos fãs apaixonados do Brasil pelo apoio contínuo ao SailGP e à equipe brasileira, assim como aos nossos parceiros no país e ao redor do mundo”, acrescentou Coutts.
Brasil
O Brasil é representado na competição pelo Mubadala Brazil SailGP Team, comandado pela bicampeã olímpica Martine Grael, que se tornou a primeira mulher a ocupar o posto de capitã de uma equipe no SailGP.
“É claro que fica um sentimento de frustração, principalmente porque estávamos muito empolgados para correr em casa e dar continuidade à evolução que vínhamos construindo como equipe. Mas a gente entende que, nesse momento, a prioridade precisa ser a segurança”, disse a velejadora.
“A postura preventiva revela a seriedade da liga e seu compromisso com o esporte e com a integridade dos atletas. Quero tranquilizar o público e nossos parceiros. Em breve, vamos anunciar as novas datas da etapa brasileira, que tenho certeza será uma das melhores do circuito”, comentou Alan Adler, CEO do Mubadala Brazil SailGP Team.
Competição optou por não realizar a etapa para facilitar os reparos necessários antes da etapa de Nova York
Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/


