Criar conteúdos humanizados na era da inteligência artificial é um dos grandes desafios para qualquer operadora que dependa de SEO e mecanismos de busca do Google para melhorar tráfego orgânico.
Em entrevista ao portal, Ivana Flynn, consultora especialista em SEO, compartilhou insights sobre como unir eficiência tecnológica e criatividade humana para conquistar posições de destaque nos mecanismos de busca do Google e criar conexões significativas com diferentes mercados.
Mais estratégias e bastidores serão compartilhados com exclusividade no SBC Summit em Lisboa. O painel “Content Localization & Human-Centric SEO in the Age of AI” contará com a participação de Flynn e de outros especialistas em marketing digital.
SBC Notícias Brasil: As pesquisas por meio de algoritmos estão priorizando cada vez mais resumos gerados por IA e respostas curadas. Qual é a sua abordagem para manter o conteúdo criado por humanos descobrível e confiável? Como as empresas podem garantir que as ferramentas de IA aprimorem, e não substituam, o elemento humano na criação de conteúdo?

Ivana Flynn: Infelizmente, muitas — se não a maioria — das pessoas acham que usar IA em SEO ou conteúdo significa usar ferramentas de IA para gerar conteúdo. Isso está completamente errado e eu diria que, finalmente, este ano estamos discutindo o uso correto.
A IA é incrível! Ela oferece possibilidades infinitas para trabalhar de forma mais eficiente. Pode ajudar a criar ferramentas e automatizar processos, permitindo que você se concentre em produzir mais qualidade. No entanto, ela não deve ser usada para gerar 100% do seu conteúdo, e isso por vários motivos:
A IA só consegue vasculhar a web e servir conteúdos e respostas que já estão disponíveis. Ela retira completamente a parte “criativa” da criação de conteúdo. Pode reaproveitar fatos, mas não faz verificação e tende a “alucinar” muito. Se você publica conteúdo com informações incorretas, está alimentando a internet com erros e influenciando a chamada “verdade” online.
Além disso, a IA pode ser facilmente manipulada com truques e distorcer a realidade intencionalmente. Conteúdo de qualidade vem de criadores, não de ferramentas.
SBC Notícias Brasil: Como você mede o sucesso ao unir a eficiência da IA com a narrativa humana em campanhas digitais?
Ivana Flynn: Os resumos da IA do Google já estão aí. Como nosso nicho é YLYM, isso ainda não nos impacta muito. Eles tendem a aparecer em buscas informativas e de retenção.
O ChatGPT é uma boa fonte de tráfego, se você conseguir visibilidade para sua marca. Segundo o CEO da Cloudflare, cliques e visitas estão desaparecendo.
Google: há dois anos, duas páginas extraídas geravam um clique; há seis meses, eram seis páginas para um clique; hoje, são 18 páginas para gerar um clique. Esse é o verdadeiro impacto dos resumos da IA. OpenAI: há seis meses, 250 páginas extraídas geravam um visitante; hoje, a proporção é de 1.500:1. É claro que isso assusta.
As pessoas estão pesquisando de forma diferente e interagindo de outra forma com os resultados. Os profissionais de marketing precisam aprender a trabalhar de maneira diferente. O segredo é estar visível nas novas fontes de tráfego e não pensar apenas em “Google”. Ao mesmo tempo, não estou dizendo para parar tudo e mudar todas as estratégias para IA. No fim, SEO e otimização para IA/GEO são basicamente a mesma coisa.
SBC Notícias Brasil: Na sua experiência, quais são as práticas mais eficazes para SEO multilíngue que realmente respeitam as nuances culturais?
Ivana Flynn: O SEO multilíngue começa no nível do site — no código. É preciso garantir que você esteja direcionando corretamente territórios e idiomas com a tag hreflang.
Depois de ter a parte técnica em ordem, a localização de conteúdo é indispensável. Isso significa: pesquisa adequada de palavras-chave, conteúdo escrito preferencialmente por especialistas locais e, naturalmente, links externos relevantes e locais para enviar os sinais corretos ao Google, Bing ou qualquer outro buscador para o qual você esteja otimizando.
SBC Notícias Brasil: Quais são os erros mais comuns que você vê em conteúdo gerado por IA quando se trata de SEO e localização?
Ivana Flynn: Conteúdo gerado por IA não é especialista em conteúdo localizado. Não estou dizendo que você não possa orientar as ferramentas, mas isso ainda exige trabalho humano: desde a estratégia de localização, a pesquisa de palavras-chave, ensinar a ferramenta o que produzir, verificar gramática, fatos e qualidade, até criar a estrutura de links internos. Basicamente, eu não abriria mão do elemento humano se o objetivo for uma boa estratégia de SEO e marketing de longo prazo. Se for algo de curto prazo, a qualidade não é o principal requisito.
SBC Notícias Brasil: Em datas comemorativas (como Dia dos Pais, Natal, Dia dos Namorados etc.), como empresas multinacionais com uma diretriz central podem adaptar sua estratégia de conteúdo para se encaixar na percepção e no contexto cultural de cada país?
Ivana Flynn: Tenha um calendário de conteúdo com todas as datas importantes (e, se for o caso de sportsbook, com os jogos) e planeje com antecedência a criação de boas landing pages que possam ranquear, atrair tráfego e converter. Claro que isso exige colaboração entre departamentos, tempo e planejamento para ter sucesso.
SBC Notícias Brasil: Por fim, quais são as suas expectativas para o SBC Summit Lisboa?
Ivana Flynn: O SBC Lisboa é uma das conferências mais importantes para conhecer. Espero que seja uma feira incrível, como todos os anos. Olhando para os palestrantes e a agenda, acredito que estará repleta de informações e ideias valiosas, como todos os eventos da SBC que já visitei ou nos quais participei como palestrante.
Gostaria de receber um resumo com as principais notícias sobre o mercado de jogos e apostas on-line no Brasil? Inscreva-se na newsletter do SBC Notícias Brasil no link. Os e-mails são enviados toda segunda, terça e quinta-feira, sempre às 17 horas.
No dia 15 de setembro, a SBC organizará um evento de futebol beneficente em Lisboa com lendas do futebol brasileiro e mundial. Garanta hoje mesmo seu ingresso em https://www.legendscharitygame.com e faça parte desta história.
Criar conteúdos humanizados na era da inteligência artificial é um dos grandes desafios para qualquer operadora que dependa de SEO e mecanismos de busca do Google para melhorar tráfego orgânico. 
Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/


