Sportsbank entrará como investidor no grupo de John Textor, dono do Botafogo

Dias depois de conceder exclusividade para um grupo de investidores dos Estados Unidos e da Arábia Saudita adquirirem diretamente as ações do Crystal Palace hoje pertencentes à Eagle Football Holdings, o empresário norte-americano John Textor, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, vê-se envolvido em uma nova transação de vulto.

Com a evolução do comércio eletrônico, PayRetailers inova para revolucionar o mercado de pagamentos - Startups

Nesta quarta-feira (8), o Sportsbank, grupo de investimento esportivo assessorado pelo ex-diretor do Everton e financista de futebol Keith Harris, emitiu comunicado anunciando que entrou em um período de exclusividade para investir na empresa de Textor, que além do clube carioca (atual campeão da Copa Libertadores e do Brasileirão da Série A), também é proprietária do Lyon, da França, e do RWD Molenbeek, da Bélgica.


ReadyNow

No início de 2023, conforme publicou a Máquina do Esporte, Textor já estudava abrir o capital da Eagle. Agora, a ideia está perto de se concretizar, embora ainda tenho um longo percurso a ser trilhado até que a entrada do novo sócio se confirme.

“A Sportsbank Limited, uma empresa de investimento esportivo liderada pelo torcedor do Crystal Palace Zechariah Janjua, anuncia que firmou um acordo com a Eagle Football Holdings Limited (‘Eagles’) para um investimento na Eagles, que incluirá um período de exclusividade enquanto a devida diligência é conduzida e acordos comerciais e legais relevantes são concluídos”, informa o comunicado do grupo investidor.

O que é exclusividade

Exclusividade é um período concedido após um comprador ou investidor aceitar uma oferta final, em um processo competitivo de fusões e aquisições ou de captação de recursos, que envolve discussões com várias partes.



br4bet
orange gaming

iGaming & Gaming International Expo - IGI

Basicamente, é quando comprador e vendedor decidem conversar apenas entre si, excluindo outros eventuais interessados em participar do negócio. Quando isso ocorre, em geral, os dois lados envolvidos tendem a estar de acordo com termos principais da transação.

Para que o negócio se concretize, porém, é necessária a realização de uma due diligence (para comprovar se possuem, de fato, os fundos de que dizem dispor), além de consultas e da discussão de acordos legais.

No comunicado, o Sportsbank afirma que pretende fazer um investimento financeiro e de gestão significativo na Eagle Football “com o apoio de grandes investidores internacionais de gestão financeira e estratégica”.

Por enquanto, o banco não divulgou qual deverá ser seu percentual de participação no capital da empresa de Textor nem os valores e serem pagos.

Crystal Palace

No caso do Crystal Palace, a Eagle Football Holdings também fechou acordo de exclusividade com um grupo de investidores sauditas e norte-americanos, que deverão adquirir a participação minoritária, de 45%, da empresa de Textor no clube da Premier League.

De acordo com o portal The Athletic, dos Estados Unidos, Textor deverá faturar em torno de US$ 185 milhões (R$ 1,124 bilhão) com a venda de sua parte no Crystal Palace.

Ainda segundo o site, entre os novos acionistas do clube inglês estariam o técnico do Dallas Mavericks, Jason Kidd, o ex-executivo esportivo Bejan Esmaili, do banco de investimentos Morgan Stanley, e Wajid Mir, ex-Roc Nation.

O post Sportsbank entrará como investidor no grupo de John Textor, dono do Botafogo apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

Banco, que é assessorado pelo ex-diretor do Everton Keith Harris, entrou em um período de exclusividade para ingressar na Eagle Football Holdings
O post Sportsbank entrará como investidor no grupo de John Textor, dono do Botafogo apareceu primeiro em Máquina do Esporte.