Ucrânia classifica declarações de Infantino sobre retorno da Rússia como “irresponsáveis”

A tensão diplomática no futebol internacional ganhou um novo capítulo nesta semana. Matvii Bidnyi, ministro dos Esportes da Ucrânia, criticou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, após o dirigente sugerir o fim do banimento de equipes russas em competições juvenis.

Para o representante ucraniano, a postura da entidade máxima do futebol é desconectada da realidade do conflito ativo desde 2022.


A polêmica teve início após declarações de Infantino à Sky News. O mandatário da Fifa argumentou que a proibição imposta pela Uefa e pela Fifa logo após a invasão russa deveria ser revista, especificamente para as categorias de base.

Segundo Infantino, a sanção vigente “não alcançou nada” e serviu apenas para criar mais frustração. O dirigente defendeu que permitir que jovens russos joguem futebol em outras partes da Europa seria uma medida benéfica, e menos de idade deveriam ter a suspensão definitiva revogada.

A resposta de Kiev foi imediata e contundente. Bidnyi classificou as falas como “irresponsáveis” e “infantis”, argumentando que elas dissociam o esporte de um cenário onde crianças continuam sendo vítimas da guerra. O ministro exaltou que mais de 650 atletas e treinadores ucranianos foram mortos, incluindo mais de 100 jogadores de futebol.


iGaming & Gaming International Expo - IGI

Entre as vítimas citadas pelo ministro estão Illia Perezhogin, estudante morto por um míssil enquanto jogava em uma escola de Mariupol, e Viktoriia Kotliarova, ex-jogadora de futsal vitimada junto com sua mãe durante um bombardeio em Kiev no final de 2023.

Para o governo ucraniano, a Rússia utiliza o esporte como ferramenta política para justificar a agressão, o que tornaria a presença de sua bandeira e símbolos incompatível com os valores de integridade esportiva.

Festival

Recentemente, o Conselho da Fifa anunciou planos para um novo festival Sub-15, aberto a todas as 211 associações membros, o que tecnicamente incluiria a Rússia. 

A medida segue uma recomendação da Cúpula Olímpica para que federações internacionais permitam a competição de atletas russos juvenis sob sua bandeira nacional.

Do lado russo, a expectativa é de reintegração. Alexander Dyukov, presidente da União Russa de Futebol, declarou esperar que os reguladores internacionais sigam as recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI) e permitam a participação das equipes do país em sorteios futuros.

Estados Unidos

No entendimento de analistas de geopolítica esportiva e jornalistas de veículos internacionais, como o The Guardian, as declarações de Gianni Infantino possuem impacto para além do conflito entre Ucrânia e Rússia.

Nos últimos meses, a Fifa tem se aproximado dos Estados Unidos com uma intensidade que supera até mesmo os limites das relações que já seriam construídas naturalmente por conta da Copa do Mundo 2026, que terá o país como uma das três sedes.

Ao longo de 2025, Gianni Infantino colecionou aparições ao lado de Donald Trump. Durante o sorteio da Copa do Mundo 2026, o presidente dos EUA chegou a receber o Prêmio da Paz, criado pela entidade para exaltar “incansáveis esforços para promover a paz”.

Há cerca de um mês, os país norte-americano se posicionou no centro de uma polêmica geopolítica internacional ao capturar Nicolás Maduro, presidente da Venezuela.

Neste cenário, analistas apontam que, com as declarações no caso da Rússia, Infantino está tentando esvaziar o precedente do banimento por guerra. Ao reintegrar os russos, estaria eliminada a obrigação moral de banir os EUA.

O post Ucrânia classifica declarações de Infantino sobre retorno da Rússia como “irresponsáveis” apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

Discussão sobre reintegração de categorias de base russas é vista por analistas internacionais como uma maneira de proteger os Estados Unidos
O post Ucrânia classifica declarações de Infantino sobre retorno da Rússia como “irresponsáveis” apareceu primeiro em Máquina do Esporte.


Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/

O iGaming & Gaming International Expo - IGI, é um evento inovador criado para reunir empresas e empreendedores, profissionais, investidores, dos setores de iGaming e jogos. Com foco total em networking, exposição e feira de negócios. Além de ser uma fonte inigualável de informações sobre as tendências e o futuro das indústrias nos próximos anos.


📢 Receba em primeira mão notícias relevantes e fique por dentro dos principais assuntos sobre Igaming e Esportes no Brasil e o mundo. Siga no Whatsapp!
...

Entenda o iGaming neste guia completo