Uefa reformula modelo de venda de direitos de transmissão, tentando atrair Netflix

A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) decidiu reformar o modelo de venda dos direitos de transmissão de sua principal competição de clubes, a Champions League, tentando atrair a gigante de streaming Netflix.

Segundo informações veiculadas pela Bloomberg, as mudanças permitirão que emissoras e plataformas adquiram direitos em vários mercados, ao mesmo tempo.


Além dos acordos com três ano vigência, o novo modelo de licitação trará a possibilidade de contratos de longa duração.

A reformulação também permitirá que uma mesma emissora garanta a exclusividade nos direitos globais de um único jogo ou de várias partidas.

Essa possibilidade tende a tornar a Champions League atrativa para a Netflix, que tem apostado na transmissão exclusiva de eventos específicos, mas de grande projeção global, caso dos dois jogos da rodada de Natal da National Football League (NFL), do ano passado.


iGaming & Gaming International Expo - IGI

A Netflix, que pagou à liga de futebol americano US$ 150 milhões pelo direito de exibir os dois jogos no feriado natalino de 2025, obteve sua segunda maior audiência na história, graças a essas transmissões.

A expectativa é de que a licitação, com efeitos válidos a partir de 2027, seja realizada nas próximas semanas.

Principais mercados

No começo deste mês, o jornal L’Equipe noticiou que haveria a possibilidade de ser criado um único pacote de mídia para emissoras que cobrem Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália e França.

Nesse caso, se um mesmo grupo propusesse uma quantia superior ao total oferecido pelas emissoras locais em cada mercado, ele ganharia os direitos exclusivos do torneio nos cinco país.

Segundo o jornal francês, outro pacote contemplaria uma única partida, que seria adquirida de forma independente por uma emissora ou plataforma, que então exibiria o evento para os cinco principais mercados europeus.

A Uefa está sendo assessorada nessa licitação pelo Relevent Football Partners, pertencente ao Relevent Sports Group, e pela UC3, empresa que é fruto de uma parceria da organização esportiva com a Associação Europeia de Clubes (ECA).

O Relevent ficará à frente das negociações envolvendo direitos comerciais e de mídia das competições continentais da Uefa até a temporada 2032/2033. Antes, quem estava à frente dessa venda era o Team Marketing.

De acordo com projeções da própria Uefa, as competições de clubes da entidade deverão gerar € 4,4 bilhões em receitas anuais, entre 2024 e 2027.

O post Uefa reformula modelo de venda de direitos de transmissão, tentando atrair Netflix apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

Reestruturação pode permitir que uma só plataforma compre a exclusividade global para um único jogo ou para várias partidas
O post Uefa reformula modelo de venda de direitos de transmissão, tentando atrair Netflix apareceu primeiro em Máquina do Esporte.


Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/

O iGaming & Gaming International Expo - IGI, é um evento inovador criado para reunir empresas e empreendedores, profissionais, investidores, dos setores de iGaming e jogos. Com foco total em networking, exposição e feira de negócios. Além de ser uma fonte inigualável de informações sobre as tendências e o futuro das indústrias nos próximos anos.


📢 Receba em primeira mão notícias relevantes e fique por dentro dos principais assuntos sobre Igaming e Esportes no Brasil e o mundo. Siga no Whatsapp!
...

Entenda o iGaming neste guia completo