Vice-presidente de esportes da FIA renuncia e aponta falhas de transparência e governança na entidade

As polêmicas nos altos escalões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ganharam um novo episódio nesta sexta-feira (11), quando Robert Reid, vice-presidente de esporte da entidade, renunciou ao cargo.

Reid anunciou a decisão através de suas redes sociais. Em nota, o dirigente apontou problemas de transparência, governança e liderança na principal entidade do automobilismo mundial.


“Assumi esta função para ajudar a proporcionar maior transparência, governança mais forte e liderança mais colaborativa. Com o tempo, esses princípios foram cada vez mais deixados de lado e não posso mais, de boa-fé, permanecer parte de um sistema que não os reflete mais”, publicou.

“Afastar-me não foi fácil, mas permanecer significaria comprometer aquilo em que acredito. Trata-se de princípios, não de política. O automobilismo merece uma liderança baseada na integridade, na responsabilidade e no respeito pelos processos. Esse é o padrão mínimo que todos devemos esperar e exigir”, completou.

Robert Reid esteve envolvido em desentendimentos com Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA. A renúncia ocorre depois de David Richards, presidente da Federação Inglesa de Automobilismo, acusar o presidente de mudanças morais.


iGaming & Gaming International Expo - IGI

Mohammed Ben Sulayem tem sido alvo de críticas por conta de algumas decisões. Uma delas envolve punições para pilotos que falarem palavrões em entrevistas um durante a comunicação com sua equipe através do rádio.

David Richards afirmou em uma carta aberta que não pôde participar de uma reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA por não ter assinado um termo de confidencialidade, que o proibiria de discutir os assuntos tratados na reunião fora do encontro.

Após a renúncia de Robert Reid, a FIA publicou uma nota oficial em que “possui políticas de governança corporativa excepcionalmente robustas que norteiam nossas operações e garantem o cumprimento de nossas regras, práticas e processos”.

Robert Reid deixou o cargo esteve envolvido em desentendimentos com Mohammed Ben Sulayem, presidente da organização


Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/

O iGaming & Gaming International Expo - IGI, é um evento inovador criado para reunir empresas e empreendedores, profissionais, investidores, dos setores de iGaming e jogos. Com foco total em networking, exposição e feira de negócios. Além de ser uma fonte inigualável de informações sobre as tendências e o futuro das indústrias nos próximos anos.


📢 Receba em primeira mão notícias relevantes e fique por dentro dos principais assuntos sobre Igaming e Esportes no Brasil e o mundo. Siga no Whatsapp!
...

Entenda o iGaming neste guia completo