Warner Bros. Discovery vai à Justiça contra NBA após perder direitos de mídia de torneio

A Warner Bros Discovery (WBD) entrou com ação judicial contra a NBA após perder os direitos de transmissão da liga para os Estados Unidos, no ciclo que começa em 2025/2026 e vai até 2035/2036.

Com a evolução do comércio eletrônico, PayRetailers inova para revolucionar o mercado de pagamentos - Startups

Na semana passada, a NBA fechou acordos no valor combinado de US$ 76 bilhões com  Amazon, Disney e NBC. Com isso, a TNT Sports, parceira da liga de basquete desde 1989, deixará  de transmitir a NBA.


ReadyNow

Excluída do novo contrato, a WBD acionou uma cláusula do atual compromisso que permitia igualar qualquer proposta rival aceita pela NBA.

Assim, a empresa de mídia decidiu igualar o pacote de US$ 1,8 bilhão por ano da Amazon. A proposta, porém, foi rejeitada pela liga de basquete, que justificou a decisão dizendo que as ofertas não eram iguais devido ao alcance e capacidade digital da Amazon, bem como seu alcance global.

Rejeição

Após ter sua proposta recusada, a WBD entrou com ação na Suprema Corte de Nova York alegando que a medida viola seus direitos legais em relação ao atual contrato em vigor.



br4bet
orange gaming

iGaming & Gaming International Expo - IGI

“Dada a rejeição injustificada da NBA à nossa equiparação de uma oferta de terceiros, tomamos medidas legais para fazer valer nossos direitos”, informou a TNT Sports, canal da WBD, em nota oficial.

“Acreditamos firmemente que este não é apenas nosso direito contratual, mas também o melhor interesse dos fãs, que querem continuar assistindo ao nosso conteúdo líder da indústria da NBA com a escolha e a flexibilidade que oferecemos a eles por meio de nossas plataformas de distribuição de vídeo WBD amplamente distribuídas – incluindo TNT e Max”, acrescentou o conglomerado de mídia.

A NBA rejeitou a justificativa da WBD afirmando serem “sem mérito” e disse que o assunto será tratado por seus advogados. A liga deve argumentará que criou um pacote novo para a transmissão no streaming. Portanto, não é comparável ao acordo que possui atualmente com a TNT.

O pacote da Amazon inclui jogos da temporada regular, além dos direitos exclusivos da Emirates NBA Cup, torneio criado em 2023, que ocorre durante a temorada regular. A Amazon, através do Prime Video, sua plataforma de streaming, também terá direito a e confrontos dos playoffs, incluindo seis finais de Conferência durante a vigência do acordo.

Divórcio

O divórcio entre NBA e TNT, após 35 anos de casamento, deve ser batante litigioso. A liga de basquete é o principal direito esportivo da grade da TNT nos Estados Unidos. A emissora desempenhou papel importante no crescimento da liga durante o período de relacionamento.

A renovação desse acordo era crucial para a WBD, que não já conta com a NFL entre suas atrações. No entanto, a empresa de mídia aparentemente subestimou o desafio de manter os direitos, não tendo feito oferta aceita pela NBA no período inicial de licitação, quando as atuais detentoras de direitos tinham o privilégio de fazer ofertas primeiro.

Assim, a WBD viu os concorrentes passarem à frente não só com ofertas financeiras mais vantajosas, mas oferecendo melhores possibilidades de distribuição de conteúdos.

A última tentativa, de igualar o pacote da Amazon, não seduziu os executivos da NBA, já que a Amazon possui um alcance maior nos Estados Unidos e atinge públicos mais jovens e diversos, o que atraiu a direção da liga, interessada em rejuvenescer e aumentar sua base de fãs.

O post Warner Bros. Discovery vai à Justiça contra NBA após perder direitos de mídia de torneio apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

Detentora atual de direitos domésticos, WBD podia igualar proposta de um dos novos pacotes, mas proposta não foi aceita pela liga
O post Warner Bros. Discovery vai à Justiça contra NBA após perder direitos de mídia de torneio apareceu primeiro em Máquina do Esporte.