A World Surf League (WSL) divulgou, nesta segunda-feira (28), o calendário do Championship Tour (CT) 2026 junto dos novos formatos que irão vigorar nas etapas.
No ano que marca cinco décadas do surfe profissional, o CT terá aumento no número de participantes entre as mulheres e irá contar com 12 eventos ao todo, sendo nove da temporada regular e dois na pós-temporada.
Além disso, o ano vai terminar com uma final que reunirá todos os surfistas, em uma edição revitalizada do Pipe Masters, no Havaí.
“Essas mudanças refletem nosso compromisso em honrar o legado do surfe e, ao mesmo tempo, continuar a moldar seu futuro à medida que o esporte entra em seu 50º ano”, disse Ryan Crosby, CEO da WSL.
“Com os formatos atualizados, veremos desafios maiores desde o primeiro dia, com cada bateria trazendo consequências reais ao longo da temporada. Combinados com locais icônicos, o campo feminino expandido e Pipeline como o ápice, estamos construindo um Tour que atende melhor aos nossos atletas e fãs e conduz o esporte para o seu próximo capítulo”, prosseguiu o executivo.
Calendário do Campeonato de 2026
A temporada de 2026 irá abranger nove países ao longo de nove meses, incluindo o Brasil, com o Vivo Rio Pro, que será realizado de 12 a 20 de junho.
A maior parte da temporada terá 36 homens e 24 mulheres, com o Tour reduzindo para 24 competidores no masculino e 16 no feminino, após a nona etapa, para os dois eventos da pós-temporada: Abu Dhabi e Portugal.
Pipe Masters ganhará ainda mais relevância, já que terá 15 mil pontos em disputa (1,5 vez o valor de um evento CT padrão). Este é o calendário da competição em 2026:
Etapa 1: Bells Beach, Victoria, Austrália: 1 a 11 de abril
Etapa 2: Margaret River, Austrália Ocidental, Austrália: 17 a 27 de abril
Etapa 3: Snapper Rocks, Queensland, Austrália: 2 a 12 de maio
Etapa 4: Punta Roca, El Salvador: 28 de maio a 7 de junho
Etapa 5: Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil: 12 a 20 de junho
Etapa 6: Jeffreys Bay, África do Sul: 10 a 20 de julho
Etapa 7: Teahupo’o, Taiti, Polinésia Francesa: 8 a 18 de agosto
Etapa 8: Cloudbreak, Fiji: 25 de agosto a 4 de setembro
Etapa 9: Lower Trestles, San Clemente, Califórnia, EUA: 11 a 20 de setembro
Etapa 10: Surf Abu Dhabi, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos: 14 a 18 de outubro
Etapa 11: Peniche, Portugal: 22 de outubro a 1º de novembro
Etapa 12: Banzai Pipeline, Havaí, EUA: 8 a 20 de dezembro
Os eventos da temporada regular, das etapas 1 a 9, incluirão 32 homens classificados, dois wildcards da temporada masculina e dois wildcards de eventos masculinos.
Além disso, serão 21 mulheres classificadas, dois wildcards da temporada feminina e um wildcard de eventos femininos.
Já os eventos da pós-temporada, das etapas 10 e 11, terão 22 homens e 14 mulheres, além de dois wildcards por circuito em cada categoria.
Por fim, o Pipe Masters, na etapa 12, contará com 34 homens e 22 mulheres, além de dois wildcards do evento em cada categoria.
Enquanto aguarda o início do calendário 2026, o CT 2025 segue com a disputa pelo título ainda em aberto. O Lexus Tahiti Pro apresentado por I-Sea, no início do próximo mês, será o último evento antes do Lexus WSL Finals Fiji, evento que ocorrerá entre 27 de agosto e 4 de setembro e definirá o campeão deste ano.
O post WSL divulga calendário do Championship Tour 2026, que terá mais mulheres competindo apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Temporada, que marcará os 50 anos de história do surfe profissional, também terá remoção das rodadas não eliminatórias
O post WSL divulga calendário do Championship Tour 2026, que terá mais mulheres competindo apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/


