A 10ª edição do Prêmio Sou do Esporte (SDE) Foco Radical foi realizada na última terça-feira (9), no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ). Com transmissão ao vivo no BandSports, o evento teve, entre seus principais destaques, a World Surf League (WSL), a National Basketball Association (NBA) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
WSL e NBA celebraram a vitória na categoria Sustentabilidade, graças ao “Nets for Change” (“Redes para Mudança”, em tradução livre), projeto desenvolvido entre as ligas para ampliar a conscientização global sobre o descarte irregular de redes de pesca e o impacto disso nos oceanos.
O “Nets for Change” atua na transformação de redes de pesca abandonadas, as chamadas “redes fantasmas”, uma das principais ameaças aos ecossistemas marinhos, em novas redes para quadras de basquete. O projeto começou na Índia, em 2024, como parte do NBA Green, programa de sustentabilidade da liga norte-americana de basquete, e ganhou força no Brasil com o envolvimento da WSL, ampliando o impacto social e ambiental da iniciativa. A ação beneficia comunidades esportivas que carecem de infraestrutura adequada, ao mesmo tempo que contribui diretamente para a redução de resíduos nocivos ao oceano.
“Unir duas marcas gigantes do esporte mundial como a WSL e a NBA em prol de uma causa comum demonstra a força que o esporte tem para mobilizar, inspirar e transformar realidades. Essa parceria nos permite enfrentar de forma concreta um dos maiores inimigos da vida marinha, que são as redes fantasmas. Trabalhamos lado a lado com ONGs e com as comunidades de pescadores para resgatar esse material que antes ameaçava os oceanos e dar a ele um novo propósito, transformando-o em redes de basquete”, afirmou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.
“Estamos muito orgulhosos deste prêmio e do reconhecimento da iniciativa ‘Nets for Change’. Esta causa vai além da NBA e da WSL; é um chamado coletivo para ação para lidar com as consequências do descarte inadequado de resíduos e seus efeitos nocivos ao planeta. O projeto chama a atenção para a preservação ambiental, ao mesmo tempo que beneficia as comunidades esportivas”, destacou Arnon de Mello Neto, diretor-executivo da NBA na América Latina e Canadá, que é o convidado do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, desta semana.
CBAt
A Confederação Brasileira de Atletismo, por sua vez, ganhou três troféus no evento, todos ligados à governança, nas categorias Transparência, Equidade e Comissão de Atletas. Eles foram recebidos por Wlamir Motta Campos, presidente da CBAt, e Cleiton Cesário, presidente da Comissão de Atletas.
O prêmio Transparência, por exemplo, é dado pela disponibilidade de informações para a comunidade e o público no site, não só as obrigatórias, ou seja, “aquela entidade que garante informações para todos”. Já na categoria Equidade, o prêmio considera a entidade que “respeita a igualdade de direitos entre todos”.
“Quero agradecer a todo o Time CBAt pelo trabalho diário de sol a sol. O papel do gestor é fazer mais do que o atleta, que transpira todos os dias e nos inspira todos os dias. É nossa obrigação fazer essa gestão para que possamos cada vez mais potencializar a performance dos atletas. Esses troféus são alegria e motivação. Celebramos esse ano milhões de contratos de patrocínios, muito devido ao respeito à transparência, à equidade e à boa governança”, ressaltou Wlamir Motta Campos.
Na categoria Comissão de Atletas – Projetos, o atletismo foi bicampeão do Prêmio Sou do Esporte (2024 e 2025).
“Agradeço aos membros da Comissão, a minha vice Ana Cláudia [Lemos Silva] que está aqui: sem todos vocês não teríamos este prêmio. Obrigado ao Sou do Esporte por estimular as Comissões de Atletas. Fica o alerta para que todas as confederações tragam os atletas para perto de suas gestões. Obrigado à CBAt pelo apoio para vencermos pelo segundo ano consecutivo”, afirmou Cleiton Cesário.

Outros destaques
A Federação Paulista de Futebol (FPF) também conquistou mais de uma premiação, com duas vitórias. As categorias foram “Governança – Estatuto do Futebol” e “Governança – Integridade Institucional”. Já o evento esportivo do ano foi o Rio Open, principal torneio de tênis da América do Sul.
Entre as presenças institucionais, a 10ª edição do Prêmio Sou do Esporte Foco Radical contou pela primeira vez com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, o que serviu para reforçar a relevância nacional da premiação, o avanço das pautas de integridade e modernização no esporte brasileiro a as ações já implementadas na entidade.
Um momento marcante foi a homenagem ao medalhista olímpico Lars Grael, conselheiro do Instituto Sou do Esporte. Ele recebeu o novo troféu oficial da premiação, que passará a ser utilizado a partir de 2026, como forma de reconhecimento pela “contribuição histórica ao desenvolvimento de um esporte mais íntegro no Brasil”.
Para fechar, o ponto alto da noite foi a celebração da trajetória de Falcão, considerado por muitos especialistas como o maior jogador de futsal da história. O atleta recebeu, das mãos de sua mãe, Reinalma Vieira, uma escultura exclusiva assinada pelo artista Cainã Gartner, especialmente criada para representar a genialidade e o legado do ex-atleta para o esporte.

Veja abaixo todos os premiados da 10ª edição do evento:
- Prêmio SDE Startup: KeepIt – Lockers inteligentes para eventos esportivos
- Prêmio SDE Atitude Positiva: CBC Expo – Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e Federação Nacional dos Clubes (Fenaclubes)
- Solidário Amaro Domingues – Terceiro Setor: Instituto Rugby para Todos – Paraisópolis (SP)
- Sustentabilidade: “Nets for Change” – Parceria entre WSL e NBA – Projeto para retirar redes de pesca do mar e transformá-las em cestas de basquete
- Evento Esportivo Amador: 30ª Corrida pela Vida – Instituto do Câncer Infantil/Porto Alegre (RS)
- Evento Esportivo do Ano: Rio Open 2025
- Campanha de Publicidade do Esporte: “Rafael Nadal, Inesquecível” – Parceria da Galeria AG com a Vivo
- Campanha de Comunicação do Esporte: “Números Quebrados” – Botafogo – Campanha para conscientização sobre a violência contra a mulher
- SDE Governança – Estatuto do Futebol: Federação Paulista de Futebol (FPF)
- SDE Governança – Integridade Institucional: Federação Paulista de Futebol (FPF)
- SDE Governança – Prestação de Contas: Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe)
- SDE Governança – Modernização: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
- SDE Governança – Transparência: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)
- SDE Governança – Equidade: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)
- SDE Governança – Comissão de Atletas (Projeto): Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)
- SDE Governança – Comissão de Atletas (Atuação): Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE)
- SDE Governança – Prática Inovadora:
1º Lugar: Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) – Plataforma Sou do Vôlei
2º Lugar: Confederação Brasileira de Rugby (CBRugby) – Campanha de Clima Organizacional
3º Lugar: Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf) – Programa Talento Feminino
18. Prêmio SDE Gestor do Ano – Setor Público:
Julio Cesar Nunes – Secretário de Esporte do Estado do Rio Grande do Norte
O post WSL, NBA, CBAt, FPF e Rio Open são destaques da 10ª edição do Prêmio Sou do Esporte Foco Radical apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Evento foi realizado na noite da última terça-feira (9), no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ)
O post WSL, NBA, CBAt, FPF e Rio Open são destaques da 10ª edição do Prêmio Sou do Esporte Foco Radical apareceu primeiro em Máquina do Esporte.
Participe da IGI Expo 2026: https://igi-expo.com/


