Aconteceu na Copa: O dia em que Camarões vestiu regata proibida pela Fifa

A Copa do Mundo de 2002 foi daquelas para “se esquecer” para os países africanos, tendo apenas Senegal como uma surpresa se classificando para o mata-mata da competição. Mas uma seleção em especial chamava a atenção, mais do que pelo futebol, por conta do seu fardamento. 

Com a evolução do comércio eletrônico, PayRetailers inova para revolucionar o mercado de pagamentos - Startups

Naquele mesmo ano, Camarões conquistou seu segundo título consecutivo da Copa Africana de Nações, ao bater a Nigéria, nos pênaltis, e não sem antes tirar a anfitriã Mali, na semifinal. Em campo, Samuel Eto’o, Rigobert Song, Lauren e companhia trajavam uma camisa sem mangas, inovação da sua patrocinadora à época, Puma.


ReadyNow

A ideia era utilizar o mesmo ousado uniforme também na disputa da Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão. Afinal, a regata, similar ao que é usado pelos jogadores de basquete mundo afora, tornou-se um amuleto da sorte para os ‘Leões Indomáveis’. A Fifa, porém, estava lá para estragar a festa camaronesa.

Três meses antes do Mundial na Ásia, Keith Cooper, então Chefe de Comuniação da entidade, baniu a camisa sem mangas de Camarões, sob o pretexto de que não se tratava de um uniforme de jogo – ainda que a seleção tivesse jogado toda uma competição trajada desta forma.

A proibição não pegou bem na FCF (Federação Camaronesa de Futebol), que, mesmo sob protestos, decidiu não desafiar a Fifa e receber duras sanções. Pensando nisso, a ideia da entidade, juntamente com a Puma, foi simplesmente costurar dois pedaços de pano pretos em cada lado, fazendo com que parecessem mangas. E, assim, Camarões atuou em seus três jogos na fase de grupos da Copa, conquistando quatro pontos, mas ficando de fora da disputa, no terceiro lugar de sua chave.

Até hoje, a controversa regata camaronesa, que nunca mais foi usada, segue sendo um disputado item de colecionadores, havendo poucas unidades à venda ao redor do mundo. De fato, história tem!

Camarões jogou a Copa-2002 com mangas pretas costuradas – Foto:Getty

Samuel Eto’o, Rigobert Song e companhia usaram camisa sem mangas que foi, mais tarde, banida pela Fifa antes da Copa do Mundo de 2002

A Copa do Mundo de 2002 foi daquelas para “se esquecer” para os países africanos, tendo apenas Senegal como uma surpresa se classificando para o mata-mata da competição….  

+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.