COB nomeia agência para centralizar busca por patrocínio e apresenta plano comercial para Los Angeles 2028

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) apresentou seu plano comercial para possíveis patrocinadores até o ciclo olímpico de Los Angeles 2028 em evento realizado no Cinépolis Imax, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. A ideia da entidade é trabalhar desde já para atrair parceiros com contratos de longo prazo.


Nos Jogos de Paris 2024, o comitê contou com 21 patrocinadores. Após o fim do último ciclo olímpico, como sempre acontece, várias saíram, mas houve a entrada da Caixa Econômica Federal e das Loterias Caixa nas cotas de patrocínio máster no lugar da XP, que ocupava essa propriedade até então.

No material esportivo, a chinesa Peak foi substituída pela alemã Adidas. Atualmente, outras sete empresas estão na lista de patrocinadoras do COB: Grupo Águia, Max Recovery, Medley, Mormaii, Neoenergia, Smart Fit e Vivo.

Para este ciclo, a ideia não é necessariamente igualar ou superar o número de parceiros comerciais que o comitê teve no último ciclo olímpico. Até pela dificuldade de fazer entregas significativas para tantas empresas.

“A gente não quer pulverizar nossas propriedades. Queremos entregar para grandes marcas que ficarão por longo tempo. Se acabarmos o ciclo com menos patrocinadores, mas com marcas mais fortes, com ticket médio mais alto, isso é interessante também”, afirma Manoela Penna, diretora de comunicação e marketing do COB, em entrevista à Máquina do Esporte.


iGaming & Gaming International Expo - IGI

Gustavo Herbetta será responsável por intermediar conversas entre agências e patrocinadores com o COB - Wander Roberto / COB
Gustavo Herbetta será responsável por intermediar conversas entre agências e patrocinadores com o COB – Wander Roberto / COB

Agência gestora

Para tocar o projeto, o comitê está em fase final de credenciamento de agências de marketing que farão o trabalho de atrair patrocinadores. Até o momento, 11 estão se habilitando para atuar com o COB.  

Para gerenciar esse trabalho, a entidade contratou a 4B Sports, cujo diretor geral é Gilberto Ratto, ex-diretor de marketing da CBF.

“Vamos estar em contato direto com as agências, entender os clientes em potencial de cada uma delas e ajudar a vender projetos sob medida”, conta Ratto.

Dentro da 4B Sports haverá uma divisão focada nesse projeto, a 1896, que se refere ao ano da criação dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Esse braço olímpico ficará sob a direção de Gustavo Herbetta, ex-diretor de marketing do próprio COB, que deixou a entidade no final de 2024.

A 1896 terá escritório próprio, em São Paulo, local onde está a sede da maior parte do mercado anunciante, com um quadro de funcionários que irá abarcar, inicialmente, de cinco a oito profissionais.

“A gente precisava ter uma estrutura dedicada, que começasse a fazer agora esse plug and play das marcas com as oportunidades. E, para isso, o COB tomou a decisão de se fazer uma agência gestora comercial”, afirma Herbetta.

Segundo ele, para a montagem do plano comercial do próximo ciclo olímpico, Manoela e o novo presidente do COB, Marco Antônio La Porta, que assumiu no início do ano, estudaram diversas experiências de outros comitês olímpicos nacionais, como da Alemanha e o da Austrália em busca de um modelo mais adequado para o Brasil.

João Pedro Paes Leme, da Play9, apresenta da Time Brasil Media House - Wander Roberto / COB
João Pedro Paes Leme, da Play9, apresenta da Time Brasil Media House – Wander Roberto / COB

Digital

Integrada à busca de novos patrocinadores e entregas comerciais, o COB firmou, em abril, acordo com a Play9, agência que será responsável pela criação e distribuição de conteúdos digitais.

A ideia é expandir a audiência e o engajamento dos torcedores com produtos audiovisuais do COB, proporcionando também entregas para os patrocinadores com uso de atletas, símbolos do Movimento Olímpico e influenciadores do cast da própria Play9.

A agência irá operacionalizar a Time Brasil Media House, que tem por objetivo centralizar e integrar as iniciativas de conteúdo e marketing do COB. A ideia é promover um alinhamento de parceiros e projetos vinculados ao comitê sob uma mesma visão.

“O movimento que a gente quer fazer é potencializar e organizar toda a participação dos parceiros que hoje já estão nesse ecossistema que foi criado dentro do COB”, explica João Pedro Paes Leme, fundador e CEO da Play9.

Uma das iniciativas neste sentido foi o lançamento do Time Brasil TV, conforme a Máquina do Esporte antecipou, que entrará dentro da programação da Fast TV de TCL, Samsung TV Plus, LG Channels, Vidaa e Watch.

O post COB nomeia agência para centralizar busca por patrocínio e apresenta plano comercial para Los Angeles 2028 apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

4B Sports será responsável por intermediar contatos de empresas e outras agências com comitê  brasileiro
O post COB nomeia agência para centralizar busca por patrocínio e apresenta plano comercial para Los Angeles 2028 apareceu primeiro em Máquina do Esporte.


Participe da IGI Expo 2025: https://igi-expo.com/

O iGaming & Gaming International Expo - IGI, é um evento inovador criado para reunir empresas e empreendedores, profissionais, investidores, dos setores de iGaming e jogos. Com foco total em networking, exposição e feira de negócios. Além de ser uma fonte inigualável de informações sobre as tendências e o futuro das indústrias nos próximos anos.


📢 Receba em primeira mão notícias relevantes e fique por dentro dos principais assuntos sobre Igaming e Esportes no Brasil e o mundo. Siga no Whatsapp!