Copa do Mundo de 2026 terá abertura no lendário Azteca e final na cosmopolita Nova York

A Fifa revelou, neste domingo (5), algumas definições relativas à Copa do Mundo de 2026, que será disputada pela primeira vez em três países (Estados Unidos, Canadá e México). Entre as decisões anunciadas está que o jogo de abertura será no lendário Estádio Azteca, na Cidade do México (que recebeu as finais de 1970 e 1986), enquanto a final será realizada no MetLife Stadium, casa do New York Giants e do New York Jets, da NFL, na região de Nova York e Nova Jersey, nos EUA.


A entidade que comanda o futebol mundial também detalhou como será a competição, que entrará para a história com uma série de recordes. Pela primeira vez, 48 seleções disputarão a Copa. Além disso, serão 39 dias de duração e 104 partidas disputadas, com início no dia 11 de junho e término em 19 de julho.


Com tudo isso definido, o regulamento será inédito. As 48 equipes serão divididas em 12 grupos com quatro em cada um na primeira fase. As duas melhores de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançarão à segunda fase, dando início ao mata-mata.

Com 32 seleções, a terceira fase, nesse formato, ocorrerá pela primeira vez em um Mundial. Os vencedores chegarão às oitavas de final e, daí em diante, o torneio terá quartas, semifinais e a grande final.

Mais detalhes

Como o número de seleções será o maior da história e as distâncias geográficas muito grandes pelo fato de serem três países (dois deles com grande extensão territorial), a Fifa decidiu que cada seleção jogará a fase de grupos dentro de uma das três regiões definidas pela entidade (Costa Oeste, Central e Costa Leste). O objetivo será diminuir os deslocamentos o máximo possível.

Outra questão é que as três seleções anfitriãs disputarão a primeira fase apenas no próprio país. Além disso, ficou definido também que, a partir das quartas de final, apenas os Estados Unidos receberão jogos.

Ao todo, 16 estádios serão anfitriões das partidas da Copa, sendo 11 nos EUA, três no México e dois no Canadá. Veja a lista abaixo:

Estados Unidos

Mercedes-Benz Stadium (Atlanta)

Gillette Stadium (Boston)

AT&T Stadium (Dallas)

Lincoln Financial Field (Philadelphia)

NRG Stadium (Houston)

Geha Field at Arrowhead Stadium (Kansas City)

SoFi Stadium (Los Angeles)

Hard Rock Stadium (Miami)

MetLife Stadium (Nova York)

Levi’s Stadium (San Francisco)

Lumen Field (Seattle)

Canadá

BMO Field (Toronto)

BC Place (Vancouver)

México

Estádio Azteca (Cidade do México)

Estádio Akron (Guadalajara)

Estádio BBVA (Monterrey)

O post Copa do Mundo de 2026 terá abertura no lendário Azteca e final na cosmopolita Nova York apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

Evento baterá diversos recordes da história dos Mundiais: 48 seleções, 39 dias de duração e 104 partidas
O post Copa do Mundo de 2026 terá abertura no lendário Azteca e final na cosmopolita Nova York apareceu primeiro em Máquina do Esporte.