COB exalta importância da equidade de gênero na 2ª edição do Fórum Mulher no Esporte

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou, nesta terça-feira (15), a 2ª edição do Fórum Mulher no Esporte. Na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), o evento reuniu atletas, treinadores, especialistas e lideranças esportivas, que discutiram as dificuldades vividas pelas mulheres no ambiente esportivo.

O dia começou com a palestra “Além do que se vê”, comandada pela bicampeã olímpica de vôlei Fabi Alvim. A ex-jogadora apresentou números e reflexões que destacaram a disparidade de oportunidades e incentivos entre homens e mulheres nos esportes.

Fabi Alvim, bicampeã olímpica no vôlei, “abriu os trabalhos” na 2ª edição do Fórum Mulher no Esporte, do COB – Helena Barreto / COB

ReadyNow

Na sequência, o painel “Mulheres no Esporte após os Jogos da Equidade” explorou as maneiras para dar continuidade à promoção da equidade de gênero após os Jogos Olímpicos de Paris 2024, em que 70% das medalhas brasileiras vieram de mulheres. Yane Marques (medalhista olímpica e vice-presidente do COB), Damaris Young (presidente do Comitê Olímpico do Panamá), Isabel Swan (medalhista olímpica e vice-prefeita de Niterói (RJ)), Renata Mendonça (jornalista) e Mariana Mello (gerente de projetos especiais do COB) participaram do debate.

A gestão esportiva foi abordada na palestra “Liderança Feminina”. Paula Korsakas (consultora em equidade de gênero no esporte), Manoela Penna (diretora de comunicação e marketing do COB), Amanda Almeida (especialista em esporte e entretenimento da Neoenergia), Iziane Marques (Secretária Nacional de Excelência Esportiva) e Júlia Vergueiro (sócia-fundadora da Nossa Arena) estiveram na conversa.

“A realização da 2ª edição do Fórum Mulher no Esporte reflete a importância que o COB dá ao tema. Pretendemos sempre fomentar a discussão e a reflexão coletiva sobre as oportunidades que as mulheres devem ter no esporte do ponto de vista de gestão, mas também de performance”, disse Manoela Penna, diretora de comunicação e marketing do COB, à Máquina do Esporte.



br4bet

iGaming & Gaming International Expo - IGI

Marco Antonio La Porta e Yane Marques, presidente e vice-presidente do COB, respectivamente, estiveram presentes no evento – Helena Barreto / COB

Desempenho

A segunda parte do evento, durante a tarde, teve um foco maior no desenvolvimento de performance para atletas mulheres. Palestras sobre alto rendimento e treinamento exploraram as dificuldades femininas nessas áreas.

A primeira palestra, “Treinadoras em Alto Rendimento”, contou com a participação de Laura Galatti (consultora em equidade de gênero no esporte), Martha Rocha (treinadora olímpica de vela), Camila Ferezin (ginástica rítmica), Gianetti Bonfim (marcha atlética) e Cristal Kaua (neozelandesa treinadora da seleção brasileira de rugby feminino).

O tema “Performance da Mulher Atleta” foi debatido na sequência por Ivi Casagrande (treinadora de alta performance esportiva), Ana Carolina Corte (gerente de saúde do atleta do COB), Agatha Rippel (medalhista olímpica no vôlei de praia), Marisa Markunas (psicóloga do esporte) e Leandro Guilheiro (medalhista olímpico e treinador de judô).

As palestras se encerraram com uma apresentação que explorou a preparação da equipe de ginástica feminina para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Juliana Fajardo (gerente de preparação esportiva do COB), Francisco Porath (treinador olímpico de ginástica artística) e Jade Barbosa (medalha de bronze por equipes em Paris 2024) estiveram presentes.

Juliana Fajardo, Francisco Porath e Jade Barbosa participaram do painel que explorou a preparação da equipe de ginástica feminina para Paris 2024 – Grazie Batista / COB

Premiação

A 2ª edição do Fórum Mulher no Esporte foi finalizada com o Prêmio Melânia Luz, que homenageia mulheres que se destacam no cenário esportivo brasileiro.

As premiadas foram Rosângela Santos, medalhista olímpica e tricampeã pan-americana no atletismo, e Joanna Maranhão, ex-nadadora que ainda é dona da melhor posição já conquistada na modalidade por brasileiras em Olimpíadas (Ana Marcela Cunha nada em mar aberto, o que se considera outra modalidade).

Entidade reuniu atletas e lideranças femininas em painéis que exploraram os desafios vividos pelas mulheres no ambiente esportivo


Participe da IGI Expo 2025: https://igi-expo.com/

O iGaming & Gaming International Expo - IGI, é um evento inovador criado para reunir empresas e empreendedores, profissionais, investidores, dos setores de iGaming e jogos. Com foco total em networking, exposição e feira de negócios. Além de ser uma fonte inigualável de informações sobre as tendências e o futuro das indústrias nos próximos anos.


📢 Receba em primeira mão notícias relevantes e fique por dentro dos principais assuntos sobre Igaming e Esportes no Brasil e o mundo. Siga no Whatsapp!