WIBR Summit 2025: O encontro das estrelas

Na última quarta-feira (21), entregamos a 2ª edição do WIBR Summit. Mas antes de contar sobre a importância, a potência e o impacto do evento, queria muito falar sobre a WIBR, porque vale a pena contextualizar.


A WIBR é uma iniciativa criada pelo MIBR. O MIBR não só é liderado por uma mulher, como acredita e investe na diversidade dentro e fora do servidor.  A WIBR foi criada em 2022 quando identificamos a necessidade de apoiar, empoderar e criar pertencimento para mulheres no universo dos games. Naquela época, abrimos uma vaga afirmativa para mulheres na área comercial e ficamos com o coração partido por não termos recebido nenhum currículo de uma mulher. Mas foi como um chamado. Pouco tempo depois lançávamos a Women in Brazil (WIBR).

A iniciativa começou como um banco de talentos que se identificam com o gênero feminino e querem trabalhar com games. Não queríamos mais ninguém passando pelo que passamos e nenhuma outra mulher perdendo oportunidade de trabalhar com o que ama. A proposta da WIBR sempre foi mostrar que as carreiras no universo dos games vão muito além de ser jogadora ou streamer. É um mercado cheio de possibilidades, afinal, estamos falando de uma indústria que é três vezes maior que a do cinema e da música juntas. Tem espaço para todo mundo.

Com a criação da WIBR começamos a formar uma comunidade e a conversar com ela em todas as plataformas. Ficou bem claro o quanto conteúdos inspiradores encorajam e empoderam essas mulheres. Construímos um ecossistema que estimula e impulsiona a presença feminina no setor em todas as áreas. E é muito gratificante ver o quanto isso reverbera e impacta de forma positiva não só a comunidade, mas também as marcas patrocinadoras.

O WIBR Summit é a materialização de tudo isso. Desde a sua 1ª edição, em 2024, o evento teve a proposta de falar sobre a carreira de mulheres no universo dos games e da tecnologia. No ano passado, trouxemos uma diversidade de carreiras justamente para mostrar o quanto o universo é rico em oportunidades.


iGaming & Gaming International Expo - IGI

Com o advento dos Jogos Olímpicos de Paris e o aumento da presença feminina nos esportes tradicionais, ficou evidente que fazer esse cruzamento entre os dois universos era importantíssimo. Afinal, somos todos esporte e fazemos parte da mesma indústria, enfrentando os mesmos desafios.

E foi por isso que, na 2ª edição do WIBR Summit, juntamos no palco, pela primeira vez, mulheres dos esportes tradicionais e dos esportes eletrônicos. A ideia era simples e poderosa: que elas aprendessem umas com as outras, trocassem experiências, inspirassem, dividissem as dores e os desafios, mas também comemorassem juntas os avanços e a presença feminina, cada vez mais potente, transformando essas indústrias.

Foi incrível e inspirador ouvir as histórias e a jornada de mulheres tão fortes, de exemplos, de pessoas que se transformaram, que batalharam, estudaram e enfrentaram muitas adversidades para estarem onde estão.

Uma coisa ficou clara: os desafios que enfrentamos são os mesmos. A temática pode mudar, o ambiente pode ser diferente, mas os obstáculos estão lá e é preciso força e resiliência para ultrapassá-los e irmos atrás dos nossos sonhos. Mas é isso aí: por isso somos guerreiras e, quando chegamos no lugar que queremos, não largamos de jeito nenhum.

Senti-me renovada por saber que não estou sozinha. Feliz, por ver e ouvir tantas conquistas. Inspirada a continuar nessa trajetória tão importante, em que uma puxa a outra, uma incentiva a outra. Tendo a certeza de que, se no passado eu tive oportunidades, cabe a mim, agora, continuar dando oportunidades também, para que outras mulheres se destaquem e façam essa roda girar.

E não posso esquecer das marcas, tão citadas nos painéis e tão importantes. Afinal de contas, o WIBR Summit não existiria se não fosse pela parceria da Natura e de tantas outras marcas que acreditaram e nos ajudaram a colocar esse evento de pé. Marcas essas que também patrocinam atletas, times, transmissões e fazem o universo dos esportes crescer.

Que continuemos juntas e juntos, acreditando, crescendo, investindo, sabendo que as próximas gerações colherão o fruto desse compromisso.

E como disseram as painelistas: se estiver com medo, vai com medo mesmo!

Roberta Coelho é CEO da equipe de e-Sports MIBR e criadora da WIBR, ecossistema de ações que busca trazer mais mulheres para o universo dos games. Além disso, é cocriadora e ex-CEO da Game XP e ex-head de desenvolvimento de negócios e ex-diretora comercial do Rock in Rio

O post WIBR Summit 2025: O encontro das estrelas apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

Na 2ª edição do evento, foi incrível e inspirador ouvir as histórias e a jornada de mulheres tão fortes, de exemplos, de pessoas que se transformaram, que batalharam, estudaram e enfrentaram muitas adversidades para estarem onde estão
O post WIBR Summit 2025: O encontro das estrelas apareceu primeiro em Máquina do Esporte.


Participe da IGI Expo 2025: https://igi-expo.com/

O iGaming & Gaming International Expo - IGI, é um evento inovador criado para reunir empresas e empreendedores, profissionais, investidores, dos setores de iGaming e jogos. Com foco total em networking, exposição e feira de negócios. Além de ser uma fonte inigualável de informações sobre as tendências e o futuro das indústrias nos próximos anos.


📢 Receba em primeira mão notícias relevantes e fique por dentro dos principais assuntos sobre Igaming e Esportes no Brasil e o mundo. Siga no Whatsapp!